Açai - super alimento


Nos meios da Alimentação Viva aqui na Europa de facto fala-se muito do açai. É pena que seja assim tão caro. Constatei quando trabalhei no IPEC que se pode comprar basicamente só congelado.

Esta como outras frutas excelentes a nível nutricional e funcional são uma das riquezas do Brasil que ainda estão por explorar pelos brasileiros. Com uma mudança de hábitos alimentares pode ser que se torne mais popular baixando assim o preço das mesmas.

É importante salientar a importância de consumir o mais puro possível e não com açúcar como vi muitas vezes ser servido por ai. Há muitas alternativas para tornar o açai mais doce como o mel ou misturando com frutas mais doces.




Esta fruta tem cerca de 50% de gordura e por isso pode rançar facilmente. Dai a necessidade de congelar e para longas distancias é mesmo desidratado e transformado em pó.


Os 50% de gordura são referentes ao pó que já perdeu toda a humidade - essas quantidades podem variar como mostro mais em baixo dependendo se é seco ou polpa.

Do que tenho lido por ai os bebés podem comer a partir do momento em que passam a comer outras coisas para além do leite materno. Portanto aos 6 meses de idade (no norte do Brasil há quem o use nas mamadeiras a partir dos 2 meses qd as mães não conseguem amamentar). No entanto não se deve abusar nas quantidades para bebés devido ao teor de gordura que pode saturar o fígado. O melhor é mesmo misturar com outra fruta em pequenas quantidades. 10% de calorias de gordura na alimentação já é mais do que suficiente e isso é um teor que mesmo outras frutas simples quase conseguem ter.

Num estudo feito no Rio de Janeiro com polpa mostra que tem:

489,39 Kcal por 100 g de polpa lioflizada (bastantes calorias)
40,75% de gordura (74,94% das calorias)
34,76% das calorias são dos carbo-hidratos (hidratos de carbono em Portugal) - portanto é pobre em carbo-hidratos.
Proteínas 8,13g (g/100 g de polpa liofilizada)
Outros estudos mostram variações destes resultados. Pode conter ainda cerca de 30 – 32% de fibra

Ácidos graxos Percentual (%) médio
Palmítico 25,56
Palmitolé 3,54
Esteárico 1,84
Olêico 52,7
Linolêico0,95

Minerais observados em maior abundância

Potássio 900 mg
Cálcio 330 mg

Estes teores tb variam se o açai for seco, podendo aumentar a quantidade de potássio e diminuir o cálcio





Tabela de todos os minerais




mg/100 g de polpa liofilizada


Sódio (Na) 28,5
Selênio (Se) < 0,02
Magnésio (Mg) 124,4
Prata (Ag) < 0,0002
Alumínio (Al) 0,36
Cádmio (Cd) < 0,0002
Manganês (Mn) 10,71
Bário (Ba) 0,34
Cobalto (Co) 0,009
Mercúrio (Hg) < 0,01
Níquel (Ni) 0,28
Chumbo (Pb) 0,014
Cobre (Cu) 2,15
Tório (Th) 0,002
Zinco (Zn) 2,82
Urânio (U) < 0,0001
Arsênio (As) < 0,004
Potássio (K) 900
Rubídio (Rb) 5
Estrôncio (Sr) 0,79
Molibdênio (Mo) 0,013
Antimônio (Sb) < 0,0002
Fósforo (P) 54,5
Ferro (Fe) 4,5
Cálcio (Ca) 330


Conclui este estudo:


"É também um excelente alimento a ser incorporado nas refeições de indivíduos com baixo peso, em especial a faixa etária infantil, por ser altamente calórico. Além disso,
adultos e adolescentes também deveriam incluir a polpa de açaí lioflizada nos seus cardápios, principalmente por serem afetados pelos hábitos alimentares do século XXI, que normalmente compõem refeições pobres em macronutrientes e em minerais. O consumo dessa polpa, rica em lipídeos essenciais e de boa qualidade nutricional, e em certos minerais como o cálcio e o potássio podem contribuir para garantir o crescimento e bom funcionamento do corpo humano em geral, uma vez que esses nutrientes participam de varias reações metabólicas importantes no organismo. Entretanto a polpa não pode ser considerada como uma fonte de ferro, sugerindo-
se uma complementação desse mineral na dieta com alimentos fonte de ferro de maior biodisponibilidade."


Fonte: Menezes et al. Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart) lioflizada vol. 38(2) 2008: 311 - 316


Por ser tão rico em cálcio, (mais do que o leite) é bom para combater a osteoporose. O fósforo, também presente na fruta, é um condutor energético para o cérebro.


Contém tb muitas vitaminas tais como: A, necessária para o funcionamento adequado do sistema imunológico, ajudando a reduzir o tempo de duração das doenças. B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda a cicatrizar feridas na boca, lábios e língua, além de beneficiar a visão e vitamina C (ácido ascórbico) que ajuda na cicatrização de ferimentos e oferece proteção contra os agentes cancerígenos. Contém elevada quantidade de vitamina E. O açaí faz parte dos frutos que possuem mais antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. Tem realmente 33 vezes mais antocianinas do que a uva (Cor roxa violeta) que são também antioxidantes, favorecendo a melhor circulação do sangue.. As antocianinas ajudam também a tratar o diabetes.Seu ácido linoleico é de 12% (o índice de Omega 9) o que ajuda a combater o colesterol. O açaí também é rico em fibras,o que favorece o trânsito intestinal. Inclui também o ácido oleico, muito bom para o coração. É rico ainda em fitoesterois


Por ser muito rico em calorias pode de facto engordar se for tomado em excesso e principalmente misturado com açúcar e granola (que tb tem açúcar para além de gordura). Portanto não abusar. E mesmo os desportistas precisam tomar certos cuidados. Para quem faz desporto o melhor é depois do exercício para repor energia. Para não engordar evitar a mistura com banana, usar antes morangos (sem granola).


Em relação ao açai fresco - devido à sua alta perecibilidade, o açaí apresenta uma vida de prateleira muito curta (no máximo 12 horas), mesmo sob refrigeração (ROGEZ, 2000). Além disso, as antocianinas são pigmentos bastante instáveis ao processamento e armazenamento. Não vale a pena comprar fresco se não for logo consumido.

Ref. - ROGEZ, H. Açaí: preparo, composição e melhoramento da conservação. Belém, PA: EDUFPA, 2000. 313 p.


Comentários

Postagens mais visitadas