Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Flores comestíveis


flores comestíveis

Flores comestíveis

As flores comestíveis podem ser um complemento excelente de qualquer refeição ou até mesmo servir de prato principal. Mas antes de te aventurares pela alimentação florida existem vários pontos que deves saber:
* Nem todas as flores são comestíveis, existindo algumas que contêm princípios tóxicos. Em caso algum deves consumir uma flor sem ter a certeza da sua espécie.
* Inicia o consumo de flores progressivamente, pois podes ser alérgico a alguma.
* As flores que vês nos jardins e floristas não são apropriadas para consumo pois não sabes em que condições foram criadas nem se fizeram uso de químicos ou pesticidas prejudiciais à sua saúde.
* Consome apenas flores frescas, preferencialmente colhidas pela manhã, com pétalas viçosas e bem desenvolvidas, não colha flores ainda em botão ou murchas.

A melhor maneira de usufruíres plenamente e com segurança de uma flor é seres tu mesmo a plantar as tuas flores, não precisas de ter um jardim ou uma grande porção de terra, um ou dois vasos na tua varanda farão um óptimo trabalho! Alternativamente, podes recorrer a lojas especializadas, pois hoje em dia são diversas as superfícies comerciais que já têm à tua disposição flores embaladas para venda.

Das várias espécies existentes para consumo, algumas são especialmente atractivas pelo seu sabor, cor e facilidade de produção. A lista que se segue é um mero exemplo da variedade de flores comestíveis que podes encontrar:

* Capuchinhas (tropaeolum majus) - Fáceis de cultivar, trazem uma explosão de cor a qualquer salada. São boas recheadas, cristalizadas ou como guarnição. Têm um gosto muito agradável e ligeiramente apimentado, a planta inteira é comestível, inclusive existem pessoas que usam as suas sementes como alternativa à pimenta. Muito rica em vitamina C.

* Pétalas de rosas - Têm um sabor muito suave e primaveril, dão um toque requintado a qualquer prato. São usadas especialmente em sobremesas, infusões e pratos frios.

* Viola e amor-perfeito - Pode comer-se a flor inteira ou somente as pétalas. As pétalas têm um sabor muito suave e adocicado. A planta inteira tem um sabor mais forte e vegetal. A minha preferida é a espécie “viola odorata”.

* Lavanda - A lavanda é usada de várias maneiras, desde infusões, geleias, bolos, gelados, vinagres, vinhos, a lista é infindável! Têm um sabor muito próprio, talvez com notas cítricas.

* Flores da cebolinha ou do alho – As flores de cebolinha são saborosas e dão um toque “acebolado” às saladas e as flores de alho um toque de alho.

* Dente-de-leão – As suas flores pequenas e amarelas são simplesmente deliciosas e quando colhidas e consumidas de seguida têm um leve sabor a mel. As folhas têm um sabor já mais forte e ácido, mas são muito boas salteadas em alho e azeite.

* Calêndula - A flor inteira é comestível. Têm um sabor ligeiramente amargo e apimentado que por vezes lembra o açafrão. As suas pétalas douradas enfeitam qualquer prato! Planta muito rica.

* Flor da curgete – A sua flor grande e saborosa é óptima recheada.

Depois existem as flores comestíveis que já nos habituamos a consumir e que às vezes nem damos conta que são flores, como por exemplo a couve-flor, os brócolos, a alcachofra, as flores dos grelos e outras.

(Fotografia de Catarina Costa Cabral)



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-524-Flores%2Bcomest%25EDveis.html


Gostaria de desenvolver mais este tema. Se por acaso tens experiencia no assunto e quiseres partilhar contacta-me por email - guerreiro.info(@)gmail.com (tirar os "()")


0 comentários: