Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

WHEATGRASS, a grama do trigo



É difícil imaginar a quantidade de nutrientes que uma simples graminha contém. Em apenas uma dose de 30 ml de suco de grama de trigo, é possível repor vitaminas, aminoácidos, minerais e muito oxigênio! Além disso, dizem, a mesma dose equivale a 3 Kg de hortaliças. UAU!

A grama do trigo vem da mesma planta que serve de base para tantos alimentos usados na alimentação moderna: o trigo. Entretanto, a grama do trigo refere-se às folhas jovens da planta do trigo, que é depois espremido em suco fresco. Neste estágio inicial da vida da planta, ele é considerado um vegetal e não um grão, portanto é seguro para as pessoas sensíveis ao glúten

A grama do trigo não deve ser ingerida em outra forma que não seja na forma de suco!

O suco da grama do trigo é, para muitos, um alimento milagroso. Limpa, nutre e reconstitui o sangue como nenhum outro. E porquê? Por ser uma extraordinária fonte de clorofila, o "sangue verde": a forma natural da clorofila encontrada no suco fresco da grama de trigo tem ação direta na produção das hemácias. Além disso, a clorofila tem ação desintoxicante, protege o fígado contra substâncias poluentes, fortalece o sistema circulatório e regulariza a função intestinal. Quer mais? Bem, a clorofila também confere uma proteção anti-cancerígena, age como anti-séptico oral e digestivo, ajuda a combater parasitoses, problemas de gengivas e auxilia na cicatrização de tecidos.

A ingestão de suco ajuda na produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para cada célula. Ao aumentar a oxigenação do corpo é possível contrabalançar o efeito nocivo da poluição e aumentar a resistência do indivíduo ao praticar exercícios físicos. Descobriu-se que a grama do trigo dissolve cicatrizes formadas nos pulmões, ajuda a expelir drogas depositadas no corpo, purifica o sangue e os órgãos e ainda neutraliza os ácidos e toxinas do organismo. Não bastando tudo isso, ele axilia no aumento do nível de enzimas das células, contribuindo para o rejuvenescimento do corpo e para o metabolismo dos nutrientes.

Vitaminas? Essa graminha tem de sobra: vitamina A, vitaminas do Complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K... o alfabeto inteiro!

Minerais? A grama do trigo contém quase todos os minerais conhecidos, sendo uma boa fonte de magnésio, ferro, potássio e cálcio - e NÃO contém muito do que não é lá grande coisa: sódio.

Aminoácidos? Pode acreditar, a graminha contém 17 aminoácidos diferentes!

Oxigênio, energia e um sabor adocicado - é ou não é imperdível?

Mas... onde encontrar a grama do trigo, ou o suco?

No Brasil encontramos o suco congelado, vendido em "gelinhos" em algumas lojas de produtos naturais, mas o ideal mesmo é consumir o suco FRESCO, para ser tomado NA HORA - e para isso só cultivando a grama do trigo, o que, aliás, é facílimo!

Como produzir sua própria grama de trigo:

- Ponha um punhado de grãos de trigo de molho em água, por uma noite em qualquer vasilhame.

- No dia seguinte, retire a água e deixe descansar; lave umas 3 vezes ao dia, não os deixe secar.

- Ao fim de 1 ou dois dias, os grãos terão brotado; nota-se uma pequeno "rabinho" surgindo em cada grão.

- Coloque os grãos brotados sobre a terra numa bandeja, de forma que os grãos se toquem. Se desejar, borrife uma camada de terra sobre os grãos de trigo. Cubra a bandeja com jornal para prover a escuridão que ajuda a brotar. Guarde a bandeja na sacada, parapeito da janela ou varanda.

- No dia seguinte, descubra a bandeja e borrife água, de novo cobrindo-o com jornal. Repita diariamente até que possam ser vistas as folhas verdes dos brotos. Pare de cobrir a bandeja, assim que as folinhas verdes chegarem a uns 2 cm de altura - isso leva uns dois ou três dias.

- Todos os dias regue a sua plantação, levemente, dependendo da estação e do recipiente usado. Observe que belas lâminas verdes irão crescendo em altura, a cada dia!

- Tão logo a grama alcance aproximadamente 15 centímetros, ou quando aparecer uma "duplicação" da lâmina (o que acontece entre o 7º e 9º dia) "colha" a grama, cortando a cerca de 1 1/2 centímetro da superfície do solo.

- A grama colhida está pronta para ser transformada em suco. Tim-tim!


Vale a pena saber mais!
Informações sobre a Grama do Trigo
Clorofila, a energia do sol
The benefits of Wheatgrass
How to grow Wheatgrass - com fotos!
* TRADUÇÃO para o Português

Fonte:http://enzimato.blogspot.com/2008/09/wheatgrass-grama-do-trigo.html

4 comentários:

Angela disse...

Olá,
Descobre o seu site hoje. Preciso tomar este suco de grama de trigo e tenho algunas duvidas.
A grama que eu cortar vai voltar a crescer? Posso continuar usando? Qual a quantidade de suco que posso tomar? Mais de uma vez ao dia?

Se puder me ajudar com as duvidas vou ficar grata.

Obrigado

Angela

Luis Guerreiro disse...

Sim, volta a crescer e pode usar mais uma vez. Pode começar por substituir a primeira refeição do dia (café da manhã no Brasil)por este suco. E aos poucos poderá tomar mais se quiser. O ideal é tomar sempre com o estômago vazio. Digamos que 3 copos de 300ml por dia é bom para quem precisa de recuperar de algum problema. Mas não passe a viver só de suco...

Kadu disse...

Oi Luis, excelente postagem, parabens!
Vi como plantar o trigo, mas não sei como fazer o suco. A grama deve ser batida no liquidificador com agua e depois expremida igual ao suco verde? quanto de grama devo usar?
Tenho muito interesse, e ficaria muito grato com sua ajuda.
Atenciosamente
Eduardo
kadu7926@hotmail.com

Luis Guerreiro disse...

Eduardo,

O ideal para fazer o suco/sumo é uma máquina própria que "mastiga" a grama (erva em PT), tipo máquina de moer carne.

No liquidificador pode oxidar (infelizmente).

A única solução para quem não tem máquina é mastigar e deitar fora os restos.

Em relação a quantidades aconselho a começar com pequena quantidade pois pode provocar náuseas a quem não está habituado.