WHEATGRASS, a grama do trigo



É difícil imaginar a quantidade de nutrientes que uma simples graminha contém. Em apenas uma dose de 30 ml de suco de grama de trigo, é possível repor vitaminas, aminoácidos, minerais e muito oxigênio! Além disso, dizem, a mesma dose equivale a 3 Kg de hortaliças. UAU!

A grama do trigo vem da mesma planta que serve de base para tantos alimentos usados na alimentação moderna: o trigo. Entretanto, a grama do trigo refere-se às folhas jovens da planta do trigo, que é depois espremido em suco fresco. Neste estágio inicial da vida da planta, ele é considerado um vegetal e não um grão, portanto é seguro para as pessoas sensíveis ao glúten

A grama do trigo não deve ser ingerida em outra forma que não seja na forma de suco!

O suco da grama do trigo é, para muitos, um alimento milagroso. Limpa, nutre e reconstitui o sangue como nenhum outro. E porquê? Por ser uma extraordinária fonte de clorofila, o "sangue verde": a forma natural da clorofila encontrada no suco fresco da grama de trigo tem ação direta na produção das hemácias. Além disso, a clorofila tem ação desintoxicante, protege o fígado contra substâncias poluentes, fortalece o sistema circulatório e regulariza a função intestinal. Quer mais? Bem, a clorofila também confere uma proteção anti-cancerígena, age como anti-séptico oral e digestivo, ajuda a combater parasitoses, problemas de gengivas e auxilia na cicatrização de tecidos.

A ingestão de suco ajuda na produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para cada célula. Ao aumentar a oxigenação do corpo é possível contrabalançar o efeito nocivo da poluição e aumentar a resistência do indivíduo ao praticar exercícios físicos. Descobriu-se que a grama do trigo dissolve cicatrizes formadas nos pulmões, ajuda a expelir drogas depositadas no corpo, purifica o sangue e os órgãos e ainda neutraliza os ácidos e toxinas do organismo. Não bastando tudo isso, ele axilia no aumento do nível de enzimas das células, contribuindo para o rejuvenescimento do corpo e para o metabolismo dos nutrientes.

Vitaminas? Essa graminha tem de sobra: vitamina A, vitaminas do Complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K... o alfabeto inteiro!

Minerais? A grama do trigo contém quase todos os minerais conhecidos, sendo uma boa fonte de magnésio, ferro, potássio e cálcio - e NÃO contém muito do que não é lá grande coisa: sódio.

Aminoácidos? Pode acreditar, a graminha contém 17 aminoácidos diferentes!

Oxigênio, energia e um sabor adocicado - é ou não é imperdível?

Mas... onde encontrar a grama do trigo, ou o suco?

No Brasil encontramos o suco congelado, vendido em "gelinhos" em algumas lojas de produtos naturais, mas o ideal mesmo é consumir o suco FRESCO, para ser tomado NA HORA - e para isso só cultivando a grama do trigo, o que, aliás, é facílimo!

Como produzir sua própria grama de trigo:

- Ponha um punhado de grãos de trigo de molho em água, por uma noite em qualquer vasilhame.

- No dia seguinte, retire a água e deixe descansar; lave umas 3 vezes ao dia, não os deixe secar.

- Ao fim de 1 ou dois dias, os grãos terão brotado; nota-se uma pequeno "rabinho" surgindo em cada grão.

- Coloque os grãos brotados sobre a terra numa bandeja, de forma que os grãos se toquem. Se desejar, borrife uma camada de terra sobre os grãos de trigo. Cubra a bandeja com jornal para prover a escuridão que ajuda a brotar. Guarde a bandeja na sacada, parapeito da janela ou varanda.

- No dia seguinte, descubra a bandeja e borrife água, de novo cobrindo-o com jornal. Repita diariamente até que possam ser vistas as folhas verdes dos brotos. Pare de cobrir a bandeja, assim que as folinhas verdes chegarem a uns 2 cm de altura - isso leva uns dois ou três dias.

- Todos os dias regue a sua plantação, levemente, dependendo da estação e do recipiente usado. Observe que belas lâminas verdes irão crescendo em altura, a cada dia!

- Tão logo a grama alcance aproximadamente 15 centímetros, ou quando aparecer uma "duplicação" da lâmina (o que acontece entre o 7º e 9º dia) "colha" a grama, cortando a cerca de 1 1/2 centímetro da superfície do solo.

- A grama colhida está pronta para ser transformada em suco. Tim-tim!


Vale a pena saber mais!
Informações sobre a Grama do Trigo
Clorofila, a energia do sol
The benefits of Wheatgrass
How to grow Wheatgrass - com fotos!
* TRADUÇÃO para o Português

Fonte:http://enzimato.blogspot.com/2008/09/wheatgrass-grama-do-trigo.html

Comentários

Anônimo disse…
Olá,
Descobre o seu site hoje. Preciso tomar este suco de grama de trigo e tenho algunas duvidas.
A grama que eu cortar vai voltar a crescer? Posso continuar usando? Qual a quantidade de suco que posso tomar? Mais de uma vez ao dia?

Se puder me ajudar com as duvidas vou ficar grata.

Obrigado

Angela
Luis Guerreiro disse…
Sim, volta a crescer e pode usar mais uma vez. Pode começar por substituir a primeira refeição do dia (café da manhã no Brasil)por este suco. E aos poucos poderá tomar mais se quiser. O ideal é tomar sempre com o estômago vazio. Digamos que 3 copos de 300ml por dia é bom para quem precisa de recuperar de algum problema. Mas não passe a viver só de suco...
Kadu Magalhaes disse…
Oi Luis, excelente postagem, parabens!
Vi como plantar o trigo, mas não sei como fazer o suco. A grama deve ser batida no liquidificador com agua e depois expremida igual ao suco verde? quanto de grama devo usar?
Tenho muito interesse, e ficaria muito grato com sua ajuda.
Atenciosamente
Eduardo
kadu7926@hotmail.com
Luis Guerreiro disse…
Eduardo,

O ideal para fazer o suco/sumo é uma máquina própria que "mastiga" a grama (erva em PT), tipo máquina de moer carne.

No liquidificador pode oxidar (infelizmente).

A única solução para quem não tem máquina é mastigar e deitar fora os restos.

Em relação a quantidades aconselho a começar com pequena quantidade pois pode provocar náuseas a quem não está habituado.

Postagens mais visitadas