O Prato serve-se cru - entrevista ao Sol



O prato serve-se cru


Os crudicistas só comem alimentos crus.
Garantem que são mais saudáveis porque não cozem a batata nem o grão.


Que tal substituir-se o macarrão, no prato de massa com molho de tomate, por curgetes cruas raladas? Será que se consegue converter amigos ou crianças mais resistentes à dieta da comida crua? Marcia Almeida, praticamente de crudicismo, considera que tudo depende «da apresentação dos pratos e da combinação harmoniosa dos alimentos»
Os crudicistas não comem alimentos cozidos,assados ou fritos - tudo o que comem é cru.

"As enzimas presentes nos alimentos crus são mais benéficos para a saúde", defende Márcia Almeida, terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e de mesoterapia homeopática. E acrescenta que o ideal seria que a alimentação humana fosse composta por 80% de verduras, 10% de sementes e 10% de fruta.
O crudicismo, ou chamada alimentação viva, assenta na ideia de que a melhor farmácia esta na cozinha: «Se nos alimentarmos do que a natureza nos oferece, teremos uma vida mais saudável». Segundo a terapeuta, esta dieta contribui para uma diminuição dos níveis de colesterol e da tensão arterial.

Sumo e fruta ao pequeno almoço.
A fundadora do crudicismo, a dinamarquesa Kristine Nolfi, que mudou a sua dieta devido a um cancro de mama, estende os benefícios desta alimentação às mulheres grávidas. Garante que o parto «é rápido e quase sem dor, porque o bebé sadio, forte e ágil,coopera», diz.

Dai que Márcia Almeida aconselhe aos seus pacientes a aderir aos crus, mas sem fundamentalismos». É que, mesmo em sua casa, os três filhos (dos 16 aos 21 anos) têm uma alimentação mista - com cozidos e assados.
Para os mais corajosos, no entanto, recomenda que comecem pelo pequeno-almoço: «Deve deixar-se o que se come habitualmente nas pastelarias e passar a tomar um bom copo de sumo em casa».


Apesar de reconhecer os benefícios de alguns alimentos crus, os nutricionistas "convencionais" reforçam a importância de uma alimentação variada e equilibrada, com carne e peixe.
«Os alimentos de origem animal contêm nutrientes essenciais para uma boa alimentação. Beber leite é diferente de tomar um suplemento de cálcio», afirma ao SOL a nutricionista Tânia Cordeiro, que participou recentemente num workshop sobre alimentação viva no Brasil.
Em lugar da comida crua, a nutricionista dá importancia à forma como se cozinha os alimentos, para que estes não percam os seus nutrientes. E apresenta a sopa como uma boa solução: «A água em que os vegetais são cozidos é batida com os alimentos, logo as vitaminas perdidas na fervura continuam a ser ingeridas».

E no que toca à alimentação das crianças. Tânia Cordeiro alerta para o facto de os vegetais não conterem «o nível ideal de aminoácidos, o que pode comprometer o crescimento».


Apesar do sucesso do crudicismo em países como o Brasil, a sua prática é pouco comum em Portugal. Para os mais curiosos, o espaço Maaiana (centro de desenvolvimento de terapias complementares de saúde) organiza um workshop sobre o tema, no dia 8 de Novembro.


Jornalista: Joana Andrade
Fonte Semanário SOL, (Intervalo pag 34 e 35) - 31.10.08
Blog:http://leitedaterra.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas