Mais sucos verdes

Os pacientes de câncer, em tratamento quimoterápico, com freqüência apresentam imunidade baixa. Para ajudar a elevar o número de leucócitos no sangue, a nutricionista Josseana H. Montezuma recomenda uma porção diária de suco de clorofila.

A gerente do Serviço de Nutrição do Hospital do Câncer do Ceará destaca os benefícios da inclusão do suco na dieta 'em função de sua ação desintoxicante e anti-bacteriana. A clorofila limpa o organismo das impurezas e toxinas', confirma.

A especialista cita algumas das conclusões observadas no livro 'O Poder Verde': 'há mudanças nos cabelos, nos olhos e nas unhas. A pele ganha brilho e vivacidade, enquanto os músculos são tonificados naturalmente pela geração de energia; o peito se abrirá produzindo relaxamento nos membros. O corpo ficará mais flexível; a vitalidade e a energia estarão mais presentes, além do intestino funcionar melhor'.

Mas por que devemos tomar suco de clorofila? Uma boa dieta balanceada recomenda a ingestão diária de cinco porções de alimentos crus, embora esta meta seja muito difícil de ser alcançada pela maioria das pessoas. A opção do suco verde torna-se comprovadamente viável quando observada a maior dificuldade no consumo das hortaliças em forma de salada (mais difíceis de serem digeridas). O obstáculo é maior no caso do paciente oncológico, já que as folhagens precisam ser mastigadas, além de demorarem mais tempo para serem assimiladas pelo organismo.

Ao contrário de sua forma natural, as substâncias contidas nas folhas quando processadas e diluídas com um suco de fruta são absorvidas imediatamente pelo organismo. Segundo Josseana Montezuma, o suco de clorofila pode ser considerado uma espécie de salada líquida, rica em vitaminas e sais minerais.

Seu sabor pode ser muito agradável, dependendo do modo de preparo e do tipo de suco. A vitamina deve utilizar vegetais frescos e orgânicos. São várias as opções, todas saudáveis: couve-flor, brócolis, chicória, salsa, coentro, folhas de beterraba, couve (folha), folhas de nabo, folhas de rabanete, acelga, cenoura, abóbora, chuchu, pepino e outras tantas combinações. O mais indicado é tomar o suco verde ainda em jejum. Comece bem o dia.

Fonte: Diário do Nordeste, Suplemento Viva, 28.Jan.2007)

Comentários

Postagens mais visitadas