Dia Mundial da Alimentação 2008

Nos dias 7 e 8 de Outubro, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e as Nações Unidas celebraram a comemoração da Declaração dos Direitos Humanos garantindo a todos o "direito a um nível de vida adequado à saúde, ao bem-estar pessoal e familiar, incluindo a alimentação".
Sessenta anos após a assinatura da declaração de boa-vontade, a FAO está a planear a celebração do Dia Mundial da Alimentação 2008 destacando "o desastre de 923 milhões de pessoas subnutridas no Mundo".


O que correu mal?
Porque razão é que a aproximadamente mil milhões de pessoas ainda lhes é vedado o mais básico dos Direitos Humanos no século XXI?
"Cada criança que morre de fome no mundo de hoje, é vítima de assassinato", acusa Jean Ziegle, relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação. De facto, como é que uma sociedade pode autodenominar-se civilizada e aceitar que em todo o Mundo a cada 5
secundos uma criança morra de fome, enquanto 1,5 mil milhões de cabeças de gado bovino e um número astronómico de outros animais de quinta estão a ser alimentados com enormíssimas percentagens das culturas disponíveis?


Mais pessoas do que toda população dos EUA, Canadá e União Europeia não têm o suficiente para comer.

Apesar dos decisores nacionais e internacionais terem iniciado uma multiplicidade de projectos e campanhas de luta contra a fome, nada tem ajudado, muito pelo contrário! Esta situação tem, obviamente, aumentado e casos de miséria sem precedentes requerem novas e revigorantes estratégias para o qual o Vegetarianismo é uma solução.
Em nome da justiça e da humanidade, o actual desperdício de cerca de 7-16 quilos de grãos ou feijão de soja, cerca de 15,500 litros de água e cerca 323 m2 de terra cultivável para produzir apenas um quilo de carne não pode continuar.

23 de Setembro 2008 foi o Dia do Limite (Overshoot Day): o marco em que a humanidade já usou todos os recursos que a natureza vai gerar este ano.
Se tivermos em conta que à escala global, nós temos actualmente necessidade de 1,4 planetas para apoiar o nosso estilo de vida, o Dia do Limite deveria ser um alerta para tanto para os políticos com para indivíduos em geral. Temos que, urgentemente, de diminuir a pegada ecológica da aldeia global.


Por isso, no interesse de um mundo mais humanizado e mais saudável, para as pessoas e animais, a redução e eliminação do consumo de carne é a forma mais fácil e mais benéfica que se apresenta.
O facto de não dispormos de recursos suficientes para alimentar toda a população mundial, não deve continuar a ser comprometido pela ganância do consumo de carne.

Subscritores:

Blog: Alimentação Viva e Sustentável
http://alimentacaoviva.blogspot.com/

European Vegetarian and Animal News Alliance (EVANA)
http://www.evana.org
contacto: info@evana.org

Acção Animal, Portugal
http://www.accaoanimal.com

Associação Vegetariana Portuguesa
http://www.avp.eco-gaia.net

Bunny Huggers, UK
http://www.bunnyhuggers.org.uk

Association Végétarienne de France
http://www.vegetarisme.fr

Centro Vegetariano, Portugal
http://www.centrovegetariano.org

EVA vzw - Ethisch Vegetarisch Alternatief, Bélgica
http://www.vegetarisme.be

Globetransformer
http://www.globetransformer.org

Jewish Vegetarians of North America (JVNA), USA
http://www.JewishVeg.com

Romanian Vegetarian Society
http://www.svr.ro

Swiss Union for Vegetarianism
http://www.vegetarismus.ch

Vegan Society Austria
http://www.vegan.at

Yoga in Daily Life International
http://www.yoga-in-daily-life.org

Petição das NU 'Comida vs Alimentação' – apelo às Nações Unidas e às suas agências para pararem de ignorar o vegetarianismo e para estudarem os seus múltiplos benefícios com o objectivo de incorporá-los em estratégias futuras para o Mundo Sem Fome http://un.evana.org - (23 línguas)


Referências:
http://www.fao.org/newsroom/en/news/2008/1000934/index.html
http://www.fao.org/newsroom/en/news/2008/1000937/index.html
http://www.wfp.org/aboutwfp/facts/index.asp?section=1&sub_section=5
http://www.un.org/Overview/rights.html
http://www.fao.org/getinvolved/worldfoodday/en/
http://www.footprintnetwork.org/gfn_sub.php?content=overshoot
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/sep/07/food.beef

Comentários

Postagens mais visitadas