Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação 2008

Nos dias 7 e 8 de Outubro, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e as Nações Unidas celebraram a comemoração da Declaração dos Direitos Humanos garantindo a todos o "direito a um nível de vida adequado à saúde, ao bem-estar pessoal e familiar, incluindo a alimentação".
Sessenta anos após a assinatura da declaração de boa-vontade, a FAO está a planear a celebração do Dia Mundial da Alimentação 2008 destacando "o desastre de 923 milhões de pessoas subnutridas no Mundo".


O que correu mal?
Porque razão é que a aproximadamente mil milhões de pessoas ainda lhes é vedado o mais básico dos Direitos Humanos no século XXI?
"Cada criança que morre de fome no mundo de hoje, é vítima de assassinato", acusa Jean Ziegle, relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação. De facto, como é que uma sociedade pode autodenominar-se civilizada e aceitar que em todo o Mundo a cada 5
secundos uma criança morra de fome, enquanto 1,5 mil milhões de cabeças de gado bovino e um número astronómico de outros animais de quinta estão a ser alimentados com enormíssimas percentagens das culturas disponíveis?


Mais pessoas do que toda população dos EUA, Canadá e União Europeia não têm o suficiente para comer.

Apesar dos decisores nacionais e internacionais terem iniciado uma multiplicidade de projectos e campanhas de luta contra a fome, nada tem ajudado, muito pelo contrário! Esta situação tem, obviamente, aumentado e casos de miséria sem precedentes requerem novas e revigorantes estratégias para o qual o Vegetarianismo é uma solução.
Em nome da justiça e da humanidade, o actual desperdício de cerca de 7-16 quilos de grãos ou feijão de soja, cerca de 15,500 litros de água e cerca 323 m2 de terra cultivável para produzir apenas um quilo de carne não pode continuar.

23 de Setembro 2008 foi o Dia do Limite (Overshoot Day): o marco em que a humanidade já usou todos os recursos que a natureza vai gerar este ano.
Se tivermos em conta que à escala global, nós temos actualmente necessidade de 1,4 planetas para apoiar o nosso estilo de vida, o Dia do Limite deveria ser um alerta para tanto para os políticos com para indivíduos em geral. Temos que, urgentemente, de diminuir a pegada ecológica da aldeia global.


Por isso, no interesse de um mundo mais humanizado e mais saudável, para as pessoas e animais, a redução e eliminação do consumo de carne é a forma mais fácil e mais benéfica que se apresenta.
O facto de não dispormos de recursos suficientes para alimentar toda a população mundial, não deve continuar a ser comprometido pela ganância do consumo de carne.

Subscritores:

Blog: Alimentação Viva e Sustentável
http://alimentacaoviva.blogspot.com/

European Vegetarian and Animal News Alliance (EVANA)
http://www.evana.org
contacto: info@evana.org

Acção Animal, Portugal
http://www.accaoanimal.com

Associação Vegetariana Portuguesa
http://www.avp.eco-gaia.net

Bunny Huggers, UK
http://www.bunnyhuggers.org.uk

Association Végétarienne de France
http://www.vegetarisme.fr

Centro Vegetariano, Portugal
http://www.centrovegetariano.org

EVA vzw - Ethisch Vegetarisch Alternatief, Bélgica
http://www.vegetarisme.be

Globetransformer
http://www.globetransformer.org

Jewish Vegetarians of North America (JVNA), USA
http://www.JewishVeg.com

Romanian Vegetarian Society
http://www.svr.ro

Swiss Union for Vegetarianism
http://www.vegetarismus.ch

Vegan Society Austria
http://www.vegan.at

Yoga in Daily Life International
http://www.yoga-in-daily-life.org

Petição das NU 'Comida vs Alimentação' – apelo às Nações Unidas e às suas agências para pararem de ignorar o vegetarianismo e para estudarem os seus múltiplos benefícios com o objectivo de incorporá-los em estratégias futuras para o Mundo Sem Fome http://un.evana.org - (23 línguas)


Referências:
http://www.fao.org/newsroom/en/news/2008/1000934/index.html
http://www.fao.org/newsroom/en/news/2008/1000937/index.html
http://www.wfp.org/aboutwfp/facts/index.asp?section=1&sub_section=5
http://www.un.org/Overview/rights.html
http://www.fao.org/getinvolved/worldfoodday/en/
http://www.footprintnetwork.org/gfn_sub.php?content=overshoot
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/sep/07/food.beef

0 comentários: