Sucos funcionais refrescam e protegem contra doenças


Sucos fazem bem para a saúde, pois mantêm o corpo hidratado e bem nutrido. Mas você sabia que um suco pode ajudar a evitar o câncer? Controlar a diabetes? Retardar o envelhecimento? Pois é. Muito além da boa e velha limonada, os sucos funcionais prometem refrescar e cuidar da saúde ao mesmo tempo.

"Os sucos funcionais são aqueles que além das propriedades nutricionais advindas da própria fruta e dos vegetais, fornecem um 'quê' a mais, na prevenção de doenças, no combate a algumas infecções e até no retardo dos sintomas", explicou ao G1 a nutricionista Juliana Menegazzi, da casa de sucos Xandis, no Itaim Bibi, em São Paulo. "Não são remédios, nem são curativos, mas são coadjuvantes no tratamento de algumas enfermidades", diz ela.

Há muitos exemplos de sucos com essas propriedades "medicinais". "Uma das frutas mais interessantes é a romã, que tem uma série de benefícios. Estudos demonstram que ela pode ter um papel importante na prevenção do câncer, especificamente o de próstata", conta Menegazzi. "Ela também é antioxidante, ou seja, retarda o envelhecimento das células e fortalece cabelo e a pele. A romã é um alimento dos deuses", diz a nutricionista.

Outro exemplo é a yacon, uma raiz andina pouco vista aqui no Brasil e conhecida como "batata dos diabéticos". "Ela retarda a absorção de glicose e assim ajuda no controle da glicemia", explica ela. Há muitas outras mais comuns na mesa brasileira, como o tomate, que também tem propriedades anticâncer.

Quem prova, aprova - A universitária Kelly Anne Vieira, de 22 anos, sempre preferiu "o gosto natural da fruta ao artificial do refrigerante". Embora costume mais tomar sucos "comuns" de frutas, às vezes ela acrescenta semente de linhaça, pelas suas propriedades funcionais.

Para o chefe de cozinha Leonardo Olim, de 23, o amor pelos sucos vêm da infância. "Minha mãe sempre deu ênfase aos sucos", conta ele. Ele aproveita seu talento na cozinha para fazer opções funcionais em casa, acrescentando aveia, mel e iogurte às suas criações.

Os efeitos, no entanto, só aparecem em quem consome os sucos funcionais regularmente. "Não adianta consumir uma única vez, tem que fazer parte da dieta diária. Não adianta esperar um efeito milagroso", aconselha Juliana Menegazzi. (Fonte: Marília Juste/ G1)

Comentários

Postagens mais visitadas