Ácidos graxos ômega-3 reduzem mortalidade e hospitalizações em casos de insuficiência cardíaca, mas as estatinas não

Munique, Alemanha - Dois recentes estudos revelaram que suplementos de ácidos graxos ômega-3 reduzem morbidade e mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca sintomática, enquanto as estatinas falharam em fornecer qualquer efeito benéfico para o mesmo grupo de pacientes.[1,2] A administração em longo prazo desses ácidos graxos reduziu a mortalidade geral e o número de internações hospitalares por causas cardiovasculares, mas o emprego de 10 mg de rosuvastatina (Crestor®, AstraZeneca) não obteve efeito em tais desfechos.

Em declaração para a mídia, Dr. Tavazzi afirmou que a vantagem do AGPI n-3, como documentado pelos desfechos primários, está no efeito benéfico sobre os mecanismos que levam à progressão da insuficiência cardíaca. Apesar das razões exatas serem desconhecidas, o ômega-3, possivelmente, exerce efeitos favoráveis sobre o processo inflamatório, assim como influencia a agregação plaquetária, a pressão arterial, a freqüência cardíaca, a função ventricular e o tônus autonômico.

Num outro estudo, Dr. Tognoni declarou à mídia que a prescrição de rosuvastatina ou de qualquer outra estatina a pacientes com insuficiência cardíaca não deve ser considerada, porque o emprego de drogas redutoras de colesterol não se traduz em nenhum benefício clinicamente significativo para tais pacientes. Neste editorial, Dr. Fonarow comenta que os achados do GISSI-HF, paralelamente ao ensaio clínico denominado Controlled Rosuvastatin in Multinational Trial in Heart Failure (CORONA), “estabeleceram que, apesar do tratamento com estatinas reduzir as concentrações de LDL, ser bem tolerado e parecer razoavelmente seguro, não gera aprimoramentos significativos na sobrevida dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica”. 

Autor: Michael O'Riordan - jornalista do Medscape
Adaptação: Luis Guerreiro
Fonte: Lancet 2008; DOI: 10.1016/S0140-6736(08)61239-8.

Conclusões (Luis Guerreiro): - Mais uma vez relembramos aqui o efeito positivo do ômega-3, comprovado por mais um estudo recente, que pode facilmente ser obtido, de forma natural, pelo uso regular da linhaça.

Comentários

Postagens mais visitadas