Terapia Intensiva do Limão

Para evitar gripes e resfriados no Inverno Brasileiro. Quadros que, se repetitivos ou mal curados, levam a pneumonias, broncopneumonias, tosses e otites. Os processos alérgicos se exacerbam: rinite, sinusite, asma e bronquite dão as caras com crises mais freqüentes e intensas. Portanto, nada de esperar o inverno chegar para ver o que vai dar. Nada de passar o inverno passeando nas farmácias, médicos e hospitais. Nada de gastar dinheiro com remédios. É chegada a hora de prevenir tudo isso, fortalecendo o sistema imunológico de todo mundo. Como?

Terapia do Limão
. Que pode ser Intensiva (19 dias) ou Leve (5, 7, 9 ou 11 dias) É! Isso mesmo: a melhor medicina é a preventiva e com terapia natural. Vamos aproveitar quando o limão está barato, bonito, suculento e fantástico para fortalecer a saúde de toda a família. O bacana da medicina preventiva é que todos praticam junto. A Terapia Intensiva do Limão tem duração de 19 dias, conforme descrito na tabela abaixo, e gera um consumo total de 100 limões. A sugestão é realizar este tratamento preventivo a cada 3 meses ou na entrada de cada estação do ano. Nos intervalos da Terapia, praticar a manutenção, com os sucos desintoxicantes que são preparados com limão (1 ou 1/2), raíz crua (cenoura, beterraba, inhame ou nabo), folhas verdes (hortelã, couves ou ervas aromáticas) e frutas (maçã, manga, mamão, abacaxi, etc.), e sementes cruas (linhaça, girassol, gergelim, etc.), 2 ou mais vezes ao dia.

As Terapias do Limão - a forma responsável de praticar O limão é incomparável. Segundo os hindus é o fruto mais fantástico da humanidade. Seu potencial de alcalinizar o sangue, e demais líquidos corporais, acontece imediatamente após sua ingestão, quando seus citratos agem como um ativo neutralizante da acidez interna, tão comum quando a alimentação e os hábitos diários de vida não são saudáveis. O consumo diário e regular do limão, é profilático e um verdadeiro elixir da vida. Hoje em dia, fala-se e consome-se muitos complementos contendo sais minerais e vitaminas, para suprir as deficiências alimentares. São fórmulas industrializadas, obtidas por misturas sintéticas de vários componentes, em proporções sugeridas por cientistas e profissionais da saúde.

Entretanto, existe enorme diferença de absorção e resultados entre o consumo do alimento fresco, natural e integral versus estes suplementos artificiais. É fato que um comprimido efervescente de 500 mg de vitamina C não substitui jamais o consumo de 2 limões diários, pois junto à vitamina C totalmente ativa (viva) do limão, existem os seus demais constituintes, que funcionam de forma integrada, alquímica no seu aproveitamento e benefícios ao organismo. Uma alimentação repetidamente inadequada desenvolve um sangue continuamente ácido, condição ideal para o desenvolvimento de muitas enfermidades e suas manifestações, entre elas, as doenças cardiovasculares, artríticas e as derivadas de um sistema imunológico fragilizado.

Assim, para prevenir que o organismo chegue à doença, ou mesmo tratar a doença, é necessário fazer uso diário de alimentos que alcalinizem o sangue, favorecendo o equilíbrio metabólico e a eliminação dos seus resíduos tóxicos. Quando isso não acontece, tais resíduos permanecem por tempo demasiado no organismo, ocasionando agravos patológicos, funcionando ainda como verdadeiros escudos, ao dificultarem o sucesso dos tratamentos convencionais de cura e das terapias naturais complementares. Dificuldades de saúde podem ser tratadas com o consumo integrado e regular do limão. No entanto, o uso intensivo é especialmente indicado no fortalecimento do sistema imunológico, respiratório e cardiovascular, oferecendo assim proteção contra diversas doenças.

Para este tratamento, deve ser usado fruto médio e suculento, macio e perfeitamente maduro, que gera cerca de 30 ml (2 colheres de sopa) de suco/fruta. Todas as variedades são terapêuticas - galego, rosa, cravo, tahiti, siciliano, etc.-, o que mais importa é que seja um fruto da época, barato e preferentemente orgânico. Maduro porque não se deve usar um remédio que ainda não está pronto ou com a validade vencida, não é certo? O tratamento está baseado no consumo do suco puro e fresco dos limões, sendo totalmente incompatível a presença do açúcar que é um alimento que acidifica e intoxica o sangue.

A Terapia Intensiva do Limão O tratamento mais conhecido e divulgado na literatura sobre o limão é a Terapia Intensiva de 19 dias, que começa pela ingestão do suco de um limão no primeiro dia e vai aumentando-se a dose diária com 1 limão, ao longo de dez dias sucessivos, até perfazer o total de 10 limões no décimo dia. No décimo primeiro dia decrescem as doses em igual proporção, reduzindo 1 limão a cada dia, até que no décimo nono dia a ingestão é o suco de apenas 1 limão. No total destes 19 dias de tratamento serão consumidos 100 limões. Por este motivo há que ter absoluto cuidado com a perfeita higiene (limões muito bem lavados) e a maturidade dos limões. Limões que não estão bem maduros podem causar alergias e limões maduros demais já não são tão terapêuticos. Limões maduros apresentam suculência, casca brilhante e macia, além de cabinho (ou a estrela que prendia o cabo) que se soltam com um leve toque. Observe na tabela a seguir o esquema dia-a-dia de como deve ser praticado este tratamento. Naqueles dias quando são muitos os limões, e o volume de suco é elevado, a ingestão pode ser feita em apenas uma toma em jejum, ou, mais factivelmente, em 2-3 tomas distribuídas ao longo do dia: » Primeira toma em jejum, 30 a 60 minutos antes da refeição matinal; » Uma ou duas tomas 30 minutos antes das refeições principais.

Dias

Número de limões (suco fresco)

Dias

Número de limões (suco fresco)

1 limão = 30 ml

11º

9 limões = 270 ml

2 limões = 60 ml

12º

8 limões = 240 ml

3 limões = 90 ml

13º

7 limões = 210 ml

4 limões = 120 ml

14º

6 limões = 180 ml

5 limões = 150 ml

15º

5 limões = 150 ml

6 limões = 180 ml

16º

4 limões = 120 ml

7 limões = 210 ml

17º

3 limões = 90 ml

8 limões = 240 ml

18º

2 limões = 60 ml

9 limões = 270 ml

19º

1 limão = 30 ml

10º

10 limões = 300 ml

20º

Fim

Nota: 1 limão médio gera cerca de 30 ml de suco = 2 colheres de sopa. Suco puro e fresco, sem adição de açúcar. Ideal tomar de canudinho. Um exemplo: No décimo dia serão 10 limões. Assim, tomar o suco de 4 limões, em jejum, cerca de 30 minutos antes da refeição matinal; de mais 3 limões, 30 minutos antes do almoço; e dos últimos 3 limões, igualmente antes do jantar.

Não pense que este tratamento deve ser praticado igualmente para todos os casos e por todas as pessoas. Ao contrário, existem exceções (inadequações) e a possibilidade de serem feitas adaptações, conforme as condições e sensações corporais de cada pessoa. Observar que podem ocorrer as situações a seguir descritas.A pessoa está por demais intoxicada e logo no começo do tratamento sente mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarréia ou indisposição geral. Neste caso, o indicado é respeitar o corpo; e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar. Caso os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na seqüência prescrita pela Terapia Intensiva. Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo. Se ainda assim permanecer uma sintomatologia de elevado incomodo, interromper o tratamento e recomeçar na semana seguinte do ponto zero. Aproveitar esta semana de intervalo para alimentar-se de forma mais leve e natural, ingerindo mais frutas, brotos, folhas, sementes e cereais integrais.

A Terapia Leve do Limão - para pessoas muito doentes, acima de 50 anos e iniciantes! Este procedimento é possível para pessoas que nunca praticaram a Terapia Intensiva do Limão e também para pessoas com mais de 50 anos, quando existe elevada possibilidade de elevado nível de intoxicação e acidez no sangue. Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.

A Terapia Leve pode ser de 5, 7, 9 ou 11 dias. Um exemplo: Terapia Leve de 5 dias. Iniciar com o consumo de 1 limão, no segundo dia são 2 limões, e no terceiro dia são 3 limões. No quarto dia reduzir para 2 limões e, finalmente, 1 limão no quinto dia. Totalizando 9 limões.

O interessante da prática da Terapia Leve é que este tratamento breve pode ser repetido na sequência e se transformar em 10, 15 ou 20 dias. Por exemplo, se a terapia de 5 dias for repetida sucessivamente por 4 vezes, se tornará uma terapia de 20 dias, com o diferencial de ser bem mais leve que a Terapia Intensiva de 19 dias (100 limões). Na Terapia Leve de 5 dias são 9 limões que na sequência de 4 séries serão 36 limões.

Como preparar o suco fresco?

O espremedor de limões é o mais prático e rápido. Mas, qualquer que seja a forma escolhida, o suco deve ser servido imediatamente após o seu preparo.

Posso diluir o suco?

NÃO. O correto é o suco puro e fresco do limão. Entretanto, pode acontecer dificuldade na toma do suco puro, embora, se tomado com canudinho, esta possibilidade será muito reduzida. Neste caso, há que respeitar sua dificuldade e usar este mesmo recurso através de um outro alimento desintoxicante e alcalinizante como a uva, usando a mesma tabela e volumes.

Outra opção é o consumo diário do suco fresco de 1 limão batidos com frutas e folhas verdes, que são os chamados sucos desintoxicantes. Diferente do tratamento leve ou intensivo, o uso diário dos sucos desintoxicantes em jejum é uma dinâmica DIÁRIA e contínua, mais sutil e suave, porém também de elevado poder terapêutico e preventivo.

» Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de expor-se ao sol. O suco e casca das frutas cítricas contém substâncias fotosensíveis, ou seja, a presença de resíduos do limão na pele em contato com raios solares irão provocar manchas escuras na pele, e até mesmo queimaduras mais sérias. E, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer do filtro solar.

» Uma dica - ingerir o suco com canudo para evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca.

» Não adoce o suco do limão com açúcar ou qualquer adoçante.

Atenção: este texto é para esclarecer. Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado. Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta com consciência e responsabilidade.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Texto extraído do livro O poder de cura do Limão - Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

Adaptação do primeiro parágrafo por Luis Guerreiro

Comentários

Postagens mais visitadas