Saiba reduzir os efeitos de enjôos em viagens usando ervas

O enjôo em viagens é resultante de uma série de mensagens que o cérebro recebe dos olhos e ouvidor durante o movimento. Geralmente os olhos recolhem informações visuais que contam ao cérebro, por meio do ouvido interno, onde o corpo está e em que direção se movimenta.

Certas atitudes, como a leitura no carro em movimento, podem confundir o sistema nervoso sobre os dados recebidos dos olhos, ocasionando o enjôo. O problema pode causar sono, tontura, frio, falta de ar, transpiração e náusea.

Para os enjôos, recomenda-de o uso de gengibre, hortelã-pimenta, filipêndula, erva-doce, camomila,canela, inhame-mexicano e manjericão. Veja abaixo algumas sugestões de tratamento:

- Mastigue um pouco de raiz fresca de gengibre para equilibrar o estômago ou leve na viagem uma garrafa de chá de gengibre para beber aos pouquinhos quando precisar.

- Inale óleo essencial de manjericão, alecrim ou hortelã-pimenta, todos excelentes para enjôos em viagem.

- Mastigue folhas de hortelã-pimenta para diminuir a náusea.


Dicas sobre como se comportar durante as viagens para evitar o problema

Para passeios de barcos, recomenda-se ficar no deque e observar o horizonte, para ajudar os mecanismos de equilíbrio a trabalhar adequadamente. Ter em conta a necessidade de dormir bem antes da viagem, evitar comidas pesadas ou gordurosos e álcool, além de beber muito líquido para prevenir desidratação.

Fonte: livro "Ervas Medicinais", da série "100 Receitas de Saúde", lançado pela Publifolha - Autora: Anne McIntire

Comentários

Postagens mais visitadas