Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Prática da ioga eleva níveis de neurotransmissor que controla ansiedade

Todo praticante de ioga conhece muito bem os efeitos tranqüilizantes dessa prática milenar. Agora é a vez de a ciência reconhecer que, de fato, a técnica indiana promove os mesmos efeitos que a drogas usadas no tratamento dos distúrbios de ansiedade.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston e do Hospital McLean descobriram que a ioga é capaz de aumentar os níveis do ácido gama-aminobutírico, mais conhecido como GABA, um neurotransmissor inibitório abundante no cérebro. Publicados no Journal of Alternative and Complementary Medicine, os resultados do estudo sugerem que a prática da ioga deve ser mais estudada como um possível tratamento para os distúrbios da ansiedade e outras condições associadas a baixos níveis de GABA, como a depressão.

Usando ressonância magnética funcional, os pesquisadores compararam oito voluntários que praticaram uma hora de ioga com 11 pessoas que leram durante o mesmo período. Os resultados mostraram aumento de 27% nos níveis de GABA depois da sessão de ioga e nenhuma alteração nos indivíduos do grupo de leitura. “Esse estudo contribui para a compreensão de como o sistema gabaérgico é afetado por uma intervenção comportamental e nos ajudará a desenvolver tratamentos para condições associadas a baixos níveis desse neurotransmissor”, diz o psiquiatra Domenic Ciraulo, um dos autores do artigo. Segundo ele, uma das principais vantagens seria a ausência de efeitos adversos geralmente associados aos medicamentos ansiolíticos, entre eles a dependência.

0 comentários: