Por que aveia faz bem à pele

Muitos segredos e receitas são passados de geração para geração como remédios, formas curativas e são usadas por milhares de pessoas, mas será que são mesmo eficientes? Vamos falar de um ingrediente conhecido de todos e esclarecer se é mesmo funcional.

Aveia e pele

As pessoas costumam acreditar que existe algo mágico na aveia, ela é ancestralmente considerada boa para a pele. A medicina popular européia prescreve banhos de aveia para peles ressecadas e sensíveis, regiões onde há a sensação de comichão, ardência ou eritema. Esse uso tradicional da aveia como calmante da pele está cientificamente respaldado, existem inúmeros trabalhos científicos que asseguram tal ação. O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulamentador norte-americano, que legisla sobre medicamentos, alimentos e cosméticos, classificou os derivados de aveia como colloidal oatmeal, isto é, 'protetores para a pele'. A composição da aveia é rica em ingredientes amigos da pele, como os ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e um alto % de aminoácidos, que doam maciez e suavidade à epiderme irritada.

Os derivados ativos presentes a aveia podem oferecer benefícios em cosméticos para pele e cabelo, como por exemplo:

• Diminuir a ação irritante e inflamatória de outras substâncias à pele;

• Hidratar profundamente peles secas;

• Acalmar as irritações em peles sensíveis, como o desconforto causado por eritemas;

• Regenerar o manto hidrolipídico, o defensor natural da pele, reestruturando seus lipídeos protetores.

A maioria das ações acima são conseguidas pela presença de beta-glucanos da aveia, que possuem uma ação muito semelhante ao ácido hialurônico normalmente presente na pele. Sendo assim a aveia é um super hidratante, forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada.

Mais uma vez as nossas avós estavam certas e baseadas no conhecimento prático e adquirido, nos passaram boas receitas.

Comentários

Postagens mais visitadas