Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Por que aveia faz bem à pele

Muitos segredos e receitas são passados de geração para geração como remédios, formas curativas e são usadas por milhares de pessoas, mas será que são mesmo eficientes? Vamos falar de um ingrediente conhecido de todos e esclarecer se é mesmo funcional.

Aveia e pele

As pessoas costumam acreditar que existe algo mágico na aveia, ela é ancestralmente considerada boa para a pele. A medicina popular européia prescreve banhos de aveia para peles ressecadas e sensíveis, regiões onde há a sensação de comichão, ardência ou eritema. Esse uso tradicional da aveia como calmante da pele está cientificamente respaldado, existem inúmeros trabalhos científicos que asseguram tal ação. O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulamentador norte-americano, que legisla sobre medicamentos, alimentos e cosméticos, classificou os derivados de aveia como colloidal oatmeal, isto é, 'protetores para a pele'. A composição da aveia é rica em ingredientes amigos da pele, como os ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e um alto % de aminoácidos, que doam maciez e suavidade à epiderme irritada.

Os derivados ativos presentes a aveia podem oferecer benefícios em cosméticos para pele e cabelo, como por exemplo:

• Diminuir a ação irritante e inflamatória de outras substâncias à pele;

• Hidratar profundamente peles secas;

• Acalmar as irritações em peles sensíveis, como o desconforto causado por eritemas;

• Regenerar o manto hidrolipídico, o defensor natural da pele, reestruturando seus lipídeos protetores.

A maioria das ações acima são conseguidas pela presença de beta-glucanos da aveia, que possuem uma ação muito semelhante ao ácido hialurônico normalmente presente na pele. Sendo assim a aveia é um super hidratante, forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada.

Mais uma vez as nossas avós estavam certas e baseadas no conhecimento prático e adquirido, nos passaram boas receitas.

0 comentários: