Perfeccionistas sofrem mais de Intestino Irritável

Pessoas perfeccionistas têm mais probabilidade de desenvolver a Síndrome do Intestino Irritável (SII) após uma infecção intestinal, de acordo com um estudo britânico.

Os pesquisadores da Universidade de Southampton estudaram 620 pacientes com gastroenterite e avaliaram a relação dos níveis de estresse e a doença.

O objetivo do estudo, publicado na revista Gut, era descobrir porque apenas algumas pessoas desenvolvem a SII depois de problemas intestinais.

Na Grã-Bretanha, um em cada dez pacientes apresenta sintomas da síndrome depois de infecções como a gastroenterite.

Os pacientes responderam a questionários três e seis meses após o surto inicial de gastroenterite para descobrir se também sofriam de Síndrome do Intestino Irritável, que causa sintomas como diarréia, dor e inchaço abdominal.

Perfeccionismo

Ao todo, 49 pessoas apresentavam a SII nas duas entrevistas. As mulheres apresentaram o dobro da probabilidade de desenvolver a síndrome.

As pessoas sofrem da síndrome são as que relatam os maiores níveis de estresse e de sintomas psicossomáticos.

Esses pacientes eram também os mais perfeccionistas e os que continuaram a trabalhar mesmo doentes.

“Essas são pessoas que têm grande expectativa de sempre fazer a coisa certa, e faltar ao trabalho vai contra as crenças delas. São pessoas ‘tudo ou nada’ com altas expectativas de si mesmas”, disse Rona Moss-Morris, que coordenou a pesquisa.

“Elas não são hipocondríacas. Mas têm uma atitude negativa diante dos seus sintomas”, disse.

Segundo Moss-Morris, os médicos poderiam investigar possíveis traços de personalidade, como a ansiedade e o perfeccionismo, em pessoas que apresentam problemas durante a recuperação da gastroenterite.

Ela afirmou que terapias cognitivas poderiam ser usadas no tratamento da síndrome.

Mas, segundo a médica, o estudo não indica que a síndrome do intestino irritável seja totalmente de ordem psicológica.

Para o professor Robin Spiller, especialista na síndrome e editor da revista Gut, existem duas explicações possíveis para a relação entre o perfeccionismo e a SII.

“Pode ser que o estresse e a ansiedade afetem o sistema imunológico. Mas pode ser também que, se você não descansar, piore”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas