Patê de foie gras pode potencializar doença rara e incurável

Uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos e suecos mostra que o consumo de foie gras, iguaria feita a partir do fígado de gansos ou patos superalimentados, pode potencializar uma condição chamada amiloidose. A doença, rara e incurável, é causada pelo acúmulo da proteína amilóide ao redor dos vasos sangüíneos e em diversos tecidos.

O grupo fez uma análise histoquímica de várias amostras de foie gras de pato e ganso comercializado nos Estados Unidos e na França e constatou a presença de amilóide. Aplicando porções da proteína extraída do alimento em camundongos geneticamente modificados e suscetíveis à amiloidose, a equipe constatou que o soro presente na iguaria age como um potente fator de potencialização.

A amiloidose é uma doença rara, que afeta oito em cada 1 milhão de pessoas. Progressiva, a patologia se apresenta em diversas formas. Na amiloidose primária, que tem causa desconhecida, a doença está associada a alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltiplo.

Já amiloidose secundária está associada a outras doenças, como tuberculose, infecções dos ossos ou artrite reumatóide, por exemplo. Há ainda a amiloidose associada ao envelhecimento normal, que afeta particularmente o coração. Os cientistas ainda não conhecem a causa do acúmulo excessivo de amilóide.

O acúmulo de grandes quantidades de amilóide pode compromenter o funcionamento normal de vários órgãos e os sintomas dependem do local onde a proteína se concentra. Muitos indivíduos apresentam poucos sintomas, enquanto outros apresentam uma doença grave e potencialmente letal.

*Com informações da Agência Fapesp

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

Comentários

Postagens mais visitadas