Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Patê de foie gras pode potencializar doença rara e incurável

Uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos e suecos mostra que o consumo de foie gras, iguaria feita a partir do fígado de gansos ou patos superalimentados, pode potencializar uma condição chamada amiloidose. A doença, rara e incurável, é causada pelo acúmulo da proteína amilóide ao redor dos vasos sangüíneos e em diversos tecidos.

O grupo fez uma análise histoquímica de várias amostras de foie gras de pato e ganso comercializado nos Estados Unidos e na França e constatou a presença de amilóide. Aplicando porções da proteína extraída do alimento em camundongos geneticamente modificados e suscetíveis à amiloidose, a equipe constatou que o soro presente na iguaria age como um potente fator de potencialização.

A amiloidose é uma doença rara, que afeta oito em cada 1 milhão de pessoas. Progressiva, a patologia se apresenta em diversas formas. Na amiloidose primária, que tem causa desconhecida, a doença está associada a alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltiplo.

Já amiloidose secundária está associada a outras doenças, como tuberculose, infecções dos ossos ou artrite reumatóide, por exemplo. Há ainda a amiloidose associada ao envelhecimento normal, que afeta particularmente o coração. Os cientistas ainda não conhecem a causa do acúmulo excessivo de amilóide.

O acúmulo de grandes quantidades de amilóide pode compromenter o funcionamento normal de vários órgãos e os sintomas dependem do local onde a proteína se concentra. Muitos indivíduos apresentam poucos sintomas, enquanto outros apresentam uma doença grave e potencialmente letal.

*Com informações da Agência Fapesp

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

0 comentários: