Omega 3 torna bebês mais espertos

Nota Luis Guerreiro: A linhaça é a maior fonte vegetal de ômega 3 (ácido a-linolênico), que está mais presente na linhaça do que no próprio salmão. Portanto é uma ótima opção para quem não gosta de peixe e pretende obter a proteção daquele óleo que é essencial à saúde humana.

______________________________________________

Pesquisadores australianos desenvolveram um estudo para descobrir se o óleo de peixe, rico em ômega 3, pode auxiliar no desenvolvimento neurológico do bebê, antes mesmo do seu nascimento.

Para se comprovar essa idéia, os investigadores selecionaram 98 mulheres grávidas e as dividiram em dois grupos: um grupo que tomaria um suplemento com óleo de oliva e o outro, com óleo de peixe, a partir da vigésima semana de gravidez até o nascimento de seus filhos. Depois do nascimento, as crianças foram avaliadas com 2 anos e meio de idade para se verificar o desenvolvimento da fala, coordenação dos olhos, das mãos, para andar, além de outras habilidades.

As crianças cujas mamães tomaram o suplemento com óleo de peixe, tiveram o desenvolvimento da coordenação dos olhos e das mãos bem superior, em relação ao mostrado pelas crianças, cujas mães ingeriram o óleo de oliva. Não houve diferença com relação ao desenvolvimento da fala nos dois grupos, muito menos qualquer prejuízo para aqueles que tomaram o óleo rico em ômega 3.

Fonte: Arch. Dis. Child. Fetal Neonatal Ed., Dec 2006; doi:10.1136/adc.2006.099085

Comentários

Postagens mais visitadas