Mulheres obesas têm mais testosterona; homens obesos, menos

As jovens obesas têm níveis muito mais altos de testosterona que as de peso regular. Nos homens, ocorre o inverso; homens obesos têm menos testosterona que os demais, segundo dois estudos publicados nesta terça-feira.

Um deles, publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism", revela que jovens obesas que atravessam a etapa da puberdade têm entre dois e nove vezes mais testosterona do que aquelas sem sobrepeso.

Os pesquisadores alertam que níveis muito altos desse hormônio --que, entre outras funções, regula o apetite sexual-- podem gerar problemas reprodutivos ou provocar desajustes de outro tipo (como o excessivo crescimento de pêlos).

Outro estudo, no qual foram examinadas as alterações de testosterona em cerca de 1.660 homens, indica que a presença desse hormônio diminui naturalmente com a idade. Mas, quando um homem é obeso, em qualquer idade, ele experimenta uma perda de testosterona similar à produzida com dez anos a mais.

A pesquisa revela que homens que sofrem algum trauma, como a perda de um parente próximo, também experimentam uma forte queda de testosterona.

A testosterona é um hormônio próprio do gênero masculino, mas que também é produzido pelas mulheres, embora em menor quantidade. Ele permite desenvolver os músculos e cumpre também importantes funções no regulamento do humor, do apetite sexual e da sensação de bem-estar.

Fonte: ORNASA - Organização Nacional Saúde para Todos:

Comentários

Postagens mais visitadas