Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mulheres obesas têm mais testosterona; homens obesos, menos

As jovens obesas têm níveis muito mais altos de testosterona que as de peso regular. Nos homens, ocorre o inverso; homens obesos têm menos testosterona que os demais, segundo dois estudos publicados nesta terça-feira.

Um deles, publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism", revela que jovens obesas que atravessam a etapa da puberdade têm entre dois e nove vezes mais testosterona do que aquelas sem sobrepeso.

Os pesquisadores alertam que níveis muito altos desse hormônio --que, entre outras funções, regula o apetite sexual-- podem gerar problemas reprodutivos ou provocar desajustes de outro tipo (como o excessivo crescimento de pêlos).

Outro estudo, no qual foram examinadas as alterações de testosterona em cerca de 1.660 homens, indica que a presença desse hormônio diminui naturalmente com a idade. Mas, quando um homem é obeso, em qualquer idade, ele experimenta uma perda de testosterona similar à produzida com dez anos a mais.

A pesquisa revela que homens que sofrem algum trauma, como a perda de um parente próximo, também experimentam uma forte queda de testosterona.

A testosterona é um hormônio próprio do gênero masculino, mas que também é produzido pelas mulheres, embora em menor quantidade. Ele permite desenvolver os músculos e cumpre também importantes funções no regulamento do humor, do apetite sexual e da sensação de bem-estar.

Fonte: ORNASA - Organização Nacional Saúde para Todos:

0 comentários: