Equinácea pode reduzir em 58% o risco de pegar resfriados (constipações em Portugal)

A planta conhecida como equinácea poderia reduzir em 58% a probabilidade de se contrair um resfriado, segundo uma análise publicada na edição de julho da revista médica "The Lancet Infectious Diseases".

A equinácea também poderia reduzir em 1,4 dia a média de duração de um resfriado, indica o estudo, elaborado por uma equipe dirigida por Craig Coleman, da Faculdade de Farmácia do Hospital Hartford, de Connecticut (EUA).

Para o estudo, os especialistas realizaram uma meta-análise - trabalho que combina os resultados de testes prévios -, neste caso de 14 centrados nas propriedades curativas da planta.

Os autores chegaram à conclusão que, ingerida para prevenir um resfriado comum, a equinácea é capaz de reduzir sua incidência em 65%.

No entanto, se os pacientes forem inoculados diretamente com o rinovírus (causa mais comum dos resfriados), a planta reduz em apenas 35% a incidência da doença.

"Dado que há 200 vírus capazes de causar o resfriado comum, a equinácea poderia ter um efeito bem mais limitado contra o rinovírus, mas muito maior contra outros vírus", afirmam os cientistas.

A equinácea é um grupo de nove espécies de plantas interrelacionadas da América do Norte, das quais as três mais conhecidas por suas qualidades terapêuticas são a Echinacea angustifolia, a Echinacea pallida e a Echinacea purpurea.

Os especialistas descobriram que, atualmente, estão disponíveis mais de 800 produtos que contêm a equinácea, e que diversas partes da planta - flor, caule ou raiz - são utilizadas na elaboração deles.

Essas três espécies de equinácea contêm os mesmos componentes, mas em diferentes concentrações.

Acredita-se que três desses componentes - alcamidas, ácido chicórico e polissacárides - podem induzir um processo de imunoestimulação, mas não seja claro como funciona esse mecanismo.

Comentários

Postagens mais visitadas