Entenda a relação entre a mente, as emoções e o fígado

Como a mente funciona?

Nossos órgãos sensoriais captam informações e levam para o cérebro que as processa, esse fenômeno é chamado de percepção e pode ser agradável ou não. Daí, vem as sensações de prazer, neutra ou de desprazer.

Através dessas sensações formam-se as imagens mentais, que vão despertar as emoções e, por conseguinte, o pensamento, que se transforma em ação, ou seja, decisão.

Em tese o processo acontece na seguinte ordem:

Órgãos sensoriais - percepção - sensação - pensamento - ação = decisão.

Como vamos da percepção à ação (decisão)?

Através do pensamento surge o diálogo interior e a resposta biológica acontece com base nesse diálogo. Ou seja, se você está aquecido dentro de casa e está frio lá fora, e você vai sair, o organismo se prepara (decisão/ação) para uma situação que está por vir - o frio - e o metabolismo do corpo é alterado para enfrentar essa situação.

As emoções estão amarradas com a imagem mental e são fundamentais para tomada de decisões em nossa vida. São essas imagens mentais que provocam as sensações de nojo, culpa, raiva, desejo, etc...

O fígado e as emoções

Cada cérebro reage de maneira única, o fígado impulsiona a imagem mental, é o responsável pela informação de imagem mental. Ou seja, a expansão da energia do fígado forma a imagem mental.


Fonte: ORNASA

Comentários

Postagens mais visitadas