Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

domingo, 10 de agosto de 2008

Descontrole da pressão arterial atrapalha cérebro de idosos

O controle da hipertensão arterial é importante para todos os que sofrem desse problema, mas segundo uma pesquisa recente tem maior importância para os idosos.

Segundo os pesquisadores da Harvard Medical School, de Boston, no estado norte-americano de Massachusetts, o descontrole da pressão arterial elevada piora a evolução neurológica dos pacientes acima de 65 anos.

A pesquisa compilou os resultados de um acompanhamento de mais de 40 anos, desde 1963.

Para realizarem o estudo sobre a evolução neurológica foram destacados 357 homens quem ao entrarem no estudo, estavam em boas condições clínicas e apresentavam a pressão arterial estável por no mínimo três anos.

Os testes neuropsicológicos foram aplicados a partir de 1993 e avaliavam a memória recente e a fluência verbal.

Os resultados mostraram que os hipertensos, que não mantinham o controle adequado dos seus níveis pressóricos, apresentavam resultados piores do que os outros. A piora dos resultados foi duas vezes e meia pior nos hipertensos mesmo quando comparados aos idosos com mais de 80 anos.

O decréscimo das funções neurológicas, principalmente da memória, é típico com a evolução da idade, afetando diretamente a qualidade de vida. Como a hipertensão arterial atinge cerca de 60% dos idosos esse resultado mostra a necessidade do controle rígido da hipertensão arterial nos idosos. (Fonte: G1)

Nota: Luis Guerreiro - Uma alimentação saudável à base de alimentos crus ajuda a regular a pressão arterial.

0 comentários: