Comida integral e peixes reduzem crises de asma

Crianças que comem alimentos integrais e peixe com frequência apresentam menos risco de desenvolver asma. Essa foi a principal conclusão de um estudo publicado pelo jornal médico "Thorax".

"A alta prevalência de asma nas sociedades ocidentais pode estar relacionada às mudanças nos hábitos alimentares", observa a equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente, em Bilthoven, na Holanda, que conduziu os estudos.
A pesquisa conseguiu comprovar que as crianças asmáticas costumam comer menos frutas, vegetais, peixes e alimentos integrais do que aquelas que não manifestam a doença.
Os pesquisadores holandeses examinaram cuidadosamente a dieta de 598 crianças com idades entre 8 e 13 anos, monitorando a ocorrência de crises asmáticas. Os pais completaram questionários, que permitiram avaliar a qualidade da alimentação delas.
Entre as conclusões obtidas pela pesquisa, a relação mais evidente foi a do consumo de alimentos integrais e de peixes com a redução da ocorrência das crises. A asma acometia com freqüência 16,7% das crianças que não consumiam esses itens e apenas 2,8% das que os tinham na dieta. Ajustes nos hábitos alimentares permitiram reduzir em até 45% a incidência de crises asmáticas

Comentários

Postagens mais visitadas