Cebola e alho podem prevenir alguns tipos de câncer

Pesquisadores italianos verificaram que dietas ricas em cebola e alho diminuem o risco para vários tipos de câncer, quando comparadas a dietas sem estes alimentos. Os investigadores do Istituto di Ricerche Farmocologiche "Mario Negri", de Milão, relataram que certos benefícios para a saúde, proporcionados pelo alho e pela cebola, têm sido descritos por séculos, porém poucas pesquisas foram realizadas para analisar estes efeitos.

No seu estudo, publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, os investigadores usaram dados de diversos estudos italianos e suíços sobre câncer, previamente publicados. Os autores buscaram analisar a relação entre o consumo diário de cebola e o câncer de diversos locais do organismo, como boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário, e rins. No geral, o consumo de cebolas variou de 0 a 14 porções por semana, entre indivíduos com câncer, e de 0 a 22 porções por semana naqueles sem câncer.

A utilização do alho foi também menor entre pessoas com câncer, exceto nos portadores de câncer de mamas, ovário ou de próstata. Os pesquisadores encontraram que o consumo moderado de cebola aparentemente reduziu o risco de câncer colorretal, de câncer de laringe, e de câncer de ovário. O efeito protetor foi ainda maior, entre os indivíduos que ingeriram mais cebolas, se comparados com aqueles que ingeriram menos. As pessoas que comeram uma maior quantidade de cebolas tiveram também um risco menor de cânceres de boca e de esôfago, se comparados com indivíduos que comeram menos cebolas.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, November 2006; vol 84: pp 1027-1032.

Comentários

Postagens mais visitadas