Bactéria que ajuda a combater a dor intestinal

Uma equipe de cientistas franceses demonstrou que existe uma bactéria que, além de melhorar a saúde da flora intestinal, combate a dor nessa parte do aparelho digestivo, com um efeito similar ao da morfina.

Após testar uma dezena de bactérias, os investigadores selecionaram uma, o "Lactobacillus acidophilus NCFM", que tem "uma forte ação contra a dor a nível intestinal, similar ao da morfina", disse à AFP o responsável pelo estudo, Pierre Desreumaux, publicado neste domingo pela revista "Nature Medicine".

Sua administração diária por via oral em roedores diminuiu a dor no cólon, com um benefício equivalente ao da morfina, que é administrada por via subcutânea. "

"O primeiro teste em homens, com 150 pacientes, foi feito nos Estados Unidos. Também está previsto a realização de um teste na França", assegurou Desremaux, do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica (INSERM).

O uso destas substâncias, que carece de efeitos secundários, é especialmente indicado em caso de problemas funcionais intestinais (ou síndrome do intestino irritado), que afetam cerca de 20% da população francesa.

A síndrome do intestino irritado, que carece de tratamento real, afeta principalmente as mulheres e se manifesta por inchaços, dores e perturbações do trânsito intestinal.

Diversos estudos já mostraram que certas substâncias apresentam um interesse terapêutico graças ao seu papel de barreira frente às bactérias patogênicas, principalmente na prevenção de diarréias infecciosas, mas sua ação contra a dor intestinal era até agora apenas uma mera hipótese.

Nota: Luis Guerreiro - O kefir é rico em Lactobacilos

Comentários

Postagens mais visitadas