Vida sadia modifica forma como gene atua

Estudo mostra por que é possível evitar doença com dieta e exercício

Herton Escobar escreve para "O Estado de SP":

Todo mundo já sabe que comer bem e fazer exercícios regularmente ajuda a prevenir doenças, entre as quais o câncer. Mas ninguém havia conseguido demonstrar, até agora, como isso funciona no nível molecular, dentro das células. Um estudo publicado ontem (16/6) nos EUA fornece, pela primeira vez, uma explicação genética para o "fenômeno".

A pesquisa mostra que levar um estilo de vida saudável não tem efeitos apenas fisiológicos, mas influencia até o funcionamento dos genes no núcleo das células. Genes favoráveis ao câncer (oncogenes) são inibidos, enquanto genes "de segurança", que combatem a evolução de tumores, são estimulados.

O estudo foi feito a partir de uma comparação de biópsias de tecido saudável da próstata de 30 homens com tumores de baixo risco e idade média de 62 anos. Os pesquisadores analisaram o comportamento genético das células antes e depois de um "tratamento" baseado em mudança de hábitos, com alteração de dieta, prática de exercícios e redução de stress. Constataram que a "expressão gênica" (intensidade com que certos genes funcionam) foi alterada para melhor em todos os participantes.

Dezoito genes tiveram sua expressão aumentada e 388, reduzida, segundo os resultados apresentados na revista PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Nenhum dos pacientes passou por cirurgia ou tomou qualquer tipo de medicamento. O período entre as biópsias foi de apenas três meses.

"É muito encorajador verificar que é possível alterar o funcionamento de centenas de genes em um período tão curto, apenas pela maneira de comer e viver", disse ao Estado o médico Dean Ornish, da Universidade da Califórnia, autor do estudo. "Você não pode mudar os seus genes, mas pode mudar a maneira como eles se expressam."

Segundo o pesquisador, é provável que as mesmas mudanças verificadas na próstata estejam ocorrendo em outras células do organismo, o que explicaria a influência dos hábitos saudáveis na prevenção de vários tipos de câncer e outras doenças.

Os 30 participantes consumiram 12% menos gordura por dia e fizeram uma média de 3,6 horas de exercício por semana. Ao fim dos três meses, todos os fatores de risco para doenças cardiovasculares (como colesterol e pressão) haviam diminuído.

Os níveis de PSA, hormônio da próstata que é usado como indicador de tumores, também caíram, mas isso não significa, necessariamente, que o "tratamento" tenha estancado a progressão da doença. As medições foram feitas apenas com células saudáveis da próstata.

"Quase todos os parâmetros melhoraram, mas, se isso terá um efeito em prognóstico ou sobrevida dos pacientes, ainda é cedo para dizer", avalia o médico Gustavo Cardoso Guimarães, do Hospital A. C. Camargo. "O mais interessante é que o tempo de influência na expressão gênica foi muito curto. Isso é surpreendente." Mais estudos serão necessários para mostrar qual é o efeito direto do estilo de vida sobre a células tumorais.
(O Estado de SP, 17/6)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=56748

Comentários

Postagens mais visitadas