Vegetarianos ou carnívoros? Nestes tempos de insegurança alimentar, esta questão merece ser vigiada mais de perto.



É preciso ½ hectare para produzir 10 toneladas de batata e da mesma superfície para produzir 70 quilos de carne de bovino e de 7 a 16 kg de grãos para produzir um quilo de carne.

30 000 a 60 000 litros de água para produzir 1 quilo de carne de bovino, e apenas 800 litros de água para produzir 1 quilo de trigo.
Os cereais que ele comeu poderiam ter sido utilizados em 18 000 refeições.

Com efeito, quase 50% de todas as culturas alimentares em todo o mundo são consumidos pelos animais, e 64% do consumo mundial de terras aráveis utilizadas para a produção de carne (pastagens e forragens).
O gado dos países ricos consome mais grãos que indianos e chineses em conjunto.

A lógica é necessária - se queremos que todas as riquezas do nosso planeta possam ser partilhadas por todos, temos de começar a comer menos carne.

Mais de 50 milhões de crianças morrem de fome todos os anos.

Mas, você sabe que os porcos recebem mais de 80 produtos diferentes (antibióticos & Co) antes de serem abatidos, e que aves, suínos, bovinos e peixes utilizados no Canadá usam mais de 20 000 toneladas de antibióticos por ano.

Receia-se que na França não se faz melhor ou pior, porque apesar de tudo, 80% dos animais criados em cativeiro estão doentes.

Há outras consequências: os excrementos de animais representam 110 toneladas por segundo nos E.U.A. e na Europa: sendo 50% das causas da poluição das águas subterrâneas em todo o mundo.

Evidentemente, podemos virar-nos para o pescado, mas deve ser lembrado que aspressões de pesca em nossos mares e oceanos têm eliminado drasticamente as populações.

Por isso, comemos peixes reproduzidos em viveiros, mas será bom lembrar que uma fazenda de salmão de 8 hectares nos E.U. produz resíduos como uma cidade de 100 000 habitantes.

Na Tailândia, 120 000 toneladas de camarões foram produzidos em 5 anos, virando a zona uma região pantanosa que tem devastado zonas húmidas e destruído 800 000 toneladas de outras espécies.

Pois bem, imaginemos que você está convencido e que vai se tornar um vegetariano?

Outros problemas irão surgir pois mais de 75% das terras aráveis que existiam quando os europeus colonizaram a América desapareceram, e que 5 espécies vegetais são perdidas por dia: cerca de 97% das variedades de legumes que normalmente eram encontradas na lista do Ministério da Agricultura do E.U.A. agora são consideradas desaparecidas.

Em todo o mundo cerca de trinta hectares de floresta são destruídos a cada minuto.

Segundo Richard Beliveau, um pesquisador no câncer ", o consumo de legumes poderia poupar-nos de câncer "

Se os frutos e legumes não estivessem cheios de pesticidas, poderíamos talvez salvar-nos do pior.
A couve pode prevenir substâncias cancerígenas, de atacar nossas células, cebola reduz o risco de cancro gastrointestinal, soja contra o cancro da mama, cúrcuma contra a do sistema digestivo e da pele, vermelho das bagas contra tumores cerebrais, peixe gordo, linhaça, nozes, tomate contra a próstata e mama, citricos para prevenir o câncer de esôfago, laringe, faringe, o estômago, e vinho tinto contra o cancro da mama, cólon e do esôfago.

"Então patrão, vai deixar-me aqui! "Porque tal como as palavras de um velho amigo de África," os mortos não têm boca. "

Fonte:Tous Végétariens ? - NaturaVox

Comentários

Postagens mais visitadas