Tomar um copo de vinho por dia pode prevenir doença do fígado

Efeito envolve tanto versão tinta quanto branca da bebida, de acordo com especialistas.
No entanto, doses mais altas de álcool, bem como cerveja e destilados, não ajudam
Relatos recentes sugerem que o vinho tinto é uma poderosa arma para aumentar a expectativa de vida, e um novo estudo oferece notícias ainda melhores para os bebedores de vinho. Um copo por dia, seja branco ou tinto, pode reduzir o risco de se desenvolver a doença de fígado mais comum nos Estados Unidos, o fígado gordo não-alcoólico.

Pesquisadores estudaram 7.211 não-bebedores, e 3.598 pessoas que beberam um copo diário de vinho, cerveja ou bebida destilada, testando-os em busca de níveis sanguíneos elevados e alanino aminotransferase, ou ALT, uma taxa que indica os danos no fígado. Eles descobriram níveis acima do normal em 3,2% dos não bebedores, em 3,5% dos bebedores de cerveja e em 2,3% dos bebedores diários de destilados fortes.

Mas entre aqueles que beberam um copo de vinho por dia, a taxa ficou na média de apenas 0,4%. Mesmo depois dos ajustes por outros fatores de risco, a associação entre beber vinho modestamente e os níveis mais baixos de ALT no sangue persistiram.
Os autores, escrevendo na edição de junho da revista científica "Hepatology", sugerem que os componentes não-alcoólicos do vinho podem ser os responsáveis pela descoberta.

“Enquanto um copo por dia parece ajudar, esses dados não apóiam o uso de maiores quantidades de álcool”, diz Jeffrey B. Schwimmer, professor-associado de gastroenterologia da Universidade da Califórnia em San Diego.

Fontes: Nicholas Bakalar Do 'New York Times'
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL606175-5603,00.html

Comentários

Postagens mais visitadas