Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Nível elevado de ferritina e maior ingesta de ferro heme estão relacionados a risco elevado de diabetes

São Paulo, 20 de Fevereiro de 2008

Pesquisadores chineses publicaram, recentemente, no Diabetes Care, um estudo em que avaliaram a associação entre os estoques de ferro corporal, a ingesta dietética de ferro e o risco de diabetes no norte da China.

Os dados de uma pesquisa domiciliar de corte transversal, conduzida em 2002, na província de Liaoning, no norte da China, foram utilizados. A amostra final de estudo continha 2997 indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos. Glicemia plasmática de jejum e o nível de ferritina sérica foram medidos. Informações sobre dieta foram coletadas pelo registro alimentar de três dias.

Ferritina sérica associou-se a risco elevado de diabetes, mesmo após ajustamento para idade, sexo, fatores não dietéticos e dietéticos. Não foi observada associação entre ingesta total de ferro, ingesta de ferro não heme e o risco de diabetes. Todavia, maior ingesta de ferro heme associou-se significativamente com o risco elevado de diabetes após ajustamento para fatores conhecidos.

Portanto, os pesquisadores concluíram que, em pacientes chineses, associações entre maior nível sérico de ferritina, maior ingesta de ferro heme e risco elevado de diabetes são encontradas.

Uma resenha de Body iron stores and dietary iron intake in relation to diabetes in adults in North China - Diabetes Care 2008;31:285-286.

Fonte: http://www.medicalservices.com.br

Nota (Luis Guerreiro): O ferro heme é de orígem animal.

0 comentários: