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segunda-feira, 23 de junho de 2008

Luzes sobre carotenóides!

Comer 5 frutas e legumes por dia é bom para a sua saúde" é o que nós ouvimos nos meios de comunicação durante todo o dia! Mas você sabe por que razão o temos de fazer? Porque eles estão cheios de antioxidantes ... e entre eles os carotenóides detêm um lugar especial!

Os carotenóides são micronutrientes. Eles são produzidos pelos vegetais, mas também pelas algas, bactérias e fungos. Existem mais de 600 carotenóides diferentes, mas em seres humanos, há sobretudo 6: licopeno, beta-caroteno, alfa-caroteno, luteína / zeaxantina e a beta-criptoxantina.

Esta família de compostos dá aos frutos e produtos hortícolas suas cores características. Assim, para citar apenas alguns exemplos, o tomate é vermelho com o licopeno, a cenoura é laranja com beta-caroteno e a alface é verde com luteína ...

Para além da sua função estética, carotenóides desempenham um papel antioxidante muito importante. Com efeito, entre as plantas verdes, os carotenóides irão proteger os cromoplastas contra a oxidação pela luz durante a fotossíntese. E é este papel de proteção contra a oxidação que será usado no nosso corpo, quando comer frutas e legumes.

Uma vez ingeridos, os carotenóides irão proteger os componentes das nossas células, tais como lipídios, proteínas e DNA contra os radicais livres devido aos produtos do tabaco, stress, sol e alimentos com agro-tóxicos (pesticidas) ...
Os carotenóides através das suas estruturas químicas têm a capacidade de prender esses radicais livres desviando a sua atenção das valiosas células do nosso corpo e de prevenção contra o cancro, doenças cardiovasculares, doenças e envelhecimento prematuro, como têm sido observados em muitos estudos epidemiológicos.


O número 5 não foi escolhido por acaso. As quantidades de micronutrientes necessários para cumprir todos os seus papéis foram calculadas por peritos. Os resultados são expressos em dose diária recomendada (DDR).Para as frutas e legumes, a quantidade recomendada para satisfazer as suas DDR de vitaminas, minerais e fibras é de aproximadamente 700 a 800 gramas diárias. Uma porção de vegetais é de cerca de 150 a 200 gramas, as recomendações sugerem comer 5 frutas e vegetais por dia. Isso permite apenas mostrar às pessoas que comem apenas 1 ou 2 frutos e produtos hortícolas por semana que têm algum trabalho a fazer, se quiserem preservar a sua saúde, incluindo a redução da carne e melhorando o consumo


Agora você sabe por que temos de usar e abusar das frutas e legumes!

Fonte: Myriam 13/06/2008

Doutoramento em nutrição. Engenheira de biotecnologia.

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