Dieta de países do Mediterrâneo pode diminuir riscos de diabetes

Adotar a dieta mediterrânea - rica em azeite de oliva, grãos, frutas, nozes e vegetais, e fraca em carnes e laticínios - pode reduzir o risco de diabetes. Cientistas acompanharam 13.380 universitários espanhóis saudáveis por uma média de quatro anos e meio, rastreando seus hábitos alimentares e confirmando novos casos de diabetes através de registros médicos. O estudo foi publicado online em 29 de maio na revista "The British Medical Journal".

Os pesquisadores ordenaram o rigor de participação na dieta em uma escala de 10 pontos, e descobriram que aqueles com as classificações mais altas reduziram seu risco relativo de diabetes em 83%, em comparação com aqueles com as pontuações mais baixas. Os autores reconheceram que o número de casos de diabetes encontrados foi pequeno, o que limita o poder estatístico da descoberta, e que as informações nutricionais foram baseadas em auto-relatos, o que nem sempre é confiável.

Ainda assim, a grande amostragem e a descoberta de uma relação de reação à dose entre a aderência mais rigorosa à dieta e a redução no risco de diabetes confere força ao estudo.

"Existem as boas gorduras, como as do azeite de oliva, que são bastante saudáveis", diz Miguel A. Martínez-Gonzalez, o autor-chefe e professor de epidemiologia da Universidade de Navarra. "Temos de mudar essa crença de que uma dieta de pouca gordura é a chave para a boa saúde." (Fonte: G1)

Comentários

Postagens mais visitadas