A biodiversidade está ameaçada por um "declínio sem precedentes", alerta WWF

Os primeiros efeitos visíveis e palpáveis de perturbações climáticas, especialmente com o derretimento do gelo no Ártico (gelo marítimo e da Gronelândia gelo), mas agora, e mais rápido, Antártica (muito mais rápido que as previsões mais pessimistas anteriormente previstas).

O número de espécies animais experimentaram um declínio a um ritmo sem precedentes desde a extinção dos dinossauros ", diz um novo estudo sobre o reino animal. O Índice Planeta Vida, divulgado em 16 de maio de 2008
, mostra os efeitos devastadores da atividade humana sobre a biodiversidade, que caiu em cerca de um terço durante os 35 anos anteriores a 2005.




PorEmily Dugan, The Independent, 16 de maio de 2008

O relatório, elaborado pela WWF, a Zoological Society de Londres (ZSL) e da Global Footprint Network, disse que as amostras encontradas sobre o número de espécies terrestres tinham diminuído em 25%, na vida marinha em 28% e de espécies que vivem em água doce 29%. [ 1 ]) (NDT: análise incidiu sobre a situação de 3600 populações animais, pertencentes a 1300 espécies diferentes. [1])



Jonathan Loh, editor desta publicação, disse que esta queda é "totalmente sem precedentes na história da humanidade." "É preciso voltar à extinção dos dinossauros para observar um declínio tão rápido como o presente", acrescenta."Na escala da nossa vida, vemos as coisas mudar de forma relativamente lenta, mas em toda a história do mundo é muito rápido."

A palavra "rápida" é um eufemismo. Les scientifiques indiquent que le taux d’extinction actuel est aujourd’hui 10 000 fois plus élevé que ce qui a été considéré comme la moyenne historique habituelle. Os cientistas indicam que a actual taxa de extinção está agora a 10 000 vezes maior do que aquilo que era visto como o habitual média histórica.

Numa altura em que a comunidade internacional está reunida na Convenção sobre a Diversidade Biológica, em Bona, estes números alarmantes lançam uma sombra sobre os compromissos dos governos para prevenir uma redução "significativa" da biodiversidade " em 2010. Na verdade, os autores do relatório argumentam que a inacção dos estados faz ficar já completamente fora do alcance a possibilidade de alcançar esse objectivo.


"Podemos culpar os estados participantes na Convenção de não serem capaz de atingir a meta que se propuseram," juiz M. Loh. "A conferência não se traduz em acções concretas. Estamos no processo de falhar, as consequências serão desastrosas. "

Os pesquisadores observaram a situação de cerca de 4000 espécies entre 1970 e 2005. Eles revelam não só a destruição de espécies, mas também apontaram o dedo aos responsáveis por esta destruição.

Ben Collen, um pesquisador especializado no estudo de extinção na ZSL, disse: "Entre 1960 e 2000, a população humana global duplicou. Mas, durante o mesmo período, populações animais tenham diminuíram em 30%. Não há dúvida de que este declínio tenha sido causado pelo homem. "

O estudo identifica cinco razões do declínio das espécies, todos os quais podem ser atribuídos a actividade humana: alterações climáticas, poluição, destruição do habitat natural, a introdução de espécies invasoras e de sobre-exploração de espécies. Numa altura em que os E.U. decidiu finalmente adicionar o urso polar na lista das espécies ameaçadas de extinção, parece que a magnitude desta perda vai muito além dos animais cujo destino é o mais divulgado. Mas, como no caso do urso polar, o comportamento da humanidade tem de mudar radicalmente para parar esta destruição da biodiversidade.

O caso de golfinho de água doce do Yangtze fornece um bom exemplo.Os cientistas acreditam que a espécie foi extinta, porque as diversas pesquisas para o mamífero de água doce se revelaram infrutíferas. Há muitas razões para a sua rápida extinção: colisões com embarcações, perda de habitat e de poluição. Em cada caso, o homem é responsável.

Fora da luta contra as emissões de gases com efeito de estufa, o relatório recomenda dois métodos que podem ser aplicados para lutar contra este declínio: a preservação dos habitats naturais contra a forma excessiva de actividades humanas e evitar a sobrepesca de espécies.

As implicações destas reduções drásticas da biodiversidade têm um impacto sobre a vida humana. A redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas irão enfrentar um futuro onde o abastecimento alimentar torna-se mais vulnerável a pragas e doenças", disse James Leape, diretor geral da WWF.

« Nul ne peut échapper aux conséquences de cette perte de biodiversité parce que cela se traduira très clairement par moins de nouveaux médicaments, une plus grande vulnérabilité aux catastrophes naturelles et par un impact plus fort des effets du réchauffement de la planète. "Ninguém pode fugir das consequências desta perda de biodiversidade muito claramente, porque irá resultar em menosedicamentos, uma maior vulnerabilidade às catástrofes naturais e um forte impacto dos efeitos do aquecimento global. Os países desenvolvidos devem apoiar os esforços da comunidade internacional para atingir estes objectivos, não só no seu próprio território onde a biodiversidade já foi fortemente reduzida, mas também a nível mundial. "


WWF : Living Planet Report


Publicação original The Independent,
Tradução Luis Guerreiro

Comentários

Postagens mais visitadas