Folato pode reduzir o risco de AVC em homens fumadores

O melhor conselho de saúde para fumadores é a cessação tabágica, contudo, um estudo recente publicado no American Journal of Epidemiology sugere que uma ingestão aumentada de folato pode reduzir em 20% o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em homens fumadores.

Os investigadores do Karolinska Institutet (Stockholm), do Finnish National Public Health Institute (Helsinki) e do National Cancer Institute, US National Institutes of Health (NIH) utilizaram dados do estudo “Alpha-Tocopherol, Beta-Carotene Cancer Prevention Study”, que envolveu 26.556 homens fumadores com idades entre os 50 e os 69 anos.

A ingestão dietética foi avaliada através de um questionário de frequência alimentar validado e foi calculada a ingestão de folato, vitaminas B6 e B12 e metionina da dieta.

Durante 13,6 anos de acompanhamento, os investigadores documentaram 3.281 casos de AVC, incluindo enfartes cerebrais, hemorragias intracerebrais e hemorragias subaracnóides.

Depois de ajustados para a idade e outros factores de risco cardiovascular, os resultados demonstraram que os indivíduos com ingestão média de folato mais elevada (410 µg/dia) apresentaram uma probabilidade 20% menor de sofrer enfarte cerebral em comparação com os indivíduos com ingestão mais reduzida (262 µg/dia).

Uma associação inversa entre a ingestão de folato e o risco de AVC é biologicamente plausível uma vez que a suplementação com ácido fólico diminui a homocisteína sanguínea, que em elevadas concentrações pode lever a danos vasculares (disfunção endotelial, aumento da espessura arterial e da rigidez arterial) e a uma actividade pró-coagulante aumentada”, explicaram os investigadores.

No entanto, a ingestão de vitamina B6 e B12 e metionina não revelaram qualquer associação com nenhum tipo de AVC.

Embora estes dados observacionais não provem uma relação causal, indicam que o consume elevado de alimentos ricos em folato (p.ex. cereais integrais, legumes de folhas verdes, laranjas e leguminosas) podem desempenhar um papel importante na prevenção de AVC”, concluíram.

Fonte: American Journal of Epidemiology. Published online ahead of print 12 February 2008, doi: 10.1093/aje/kwm395

Comentários

Postagens mais visitadas