Dieta vegetariana restrita poderia diminuir risco de cardiopatia em pacientes com artrite reumatóide

Dieta vegetariana restrita poderia diminuir risco de cardiopatia em pacientes com artrite reumatóide. Uma nova pesquisa sueca indica que pacientes portadores de artrite reumatóide que evitam tanto produtos animais como certos grãos reduzem o seu risco de ataques cardíacos (infartos do coração) como de derrame cerebral (acidente vascular cerebral – AVC).

Uma nova pesquisa sueca indica que pacientes portadores de artrite reumatóide que evitam tanto produtos animais como certos grãos reduzem o seu risco de ataques cardíacos (infartos do coração) como de derrame cerebral (acidente vascular cerebral – AVC). A pesquisa foi publicada na revista médica Arthritis Research & Therapy.

A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica ligada a uma ocorrência maior de doença cardíaca e aterosclerose. A manutenção de uma dieta vegetariana restrita baixa as taxas de colesterol – gorduras capazes de causar a formação das placas causadoras da obstrução das artérias (placas de aterosclerose). Uma outra ação da dieta seria o aumento dos níveis de anticorpos no sangue capazes de proteger contra as inflamações, envolvidas tanto na origem da artrite reumatóide como na aterosclerose.

Os investigadores, ligados ao Karolinska University Hospital, procuraram verificar os efeitos de uma dieta vegetariana sem glúten tanto na AR como nas cardiopatias ligadas a ela. Foram avaliados 66 pacientes com média de idade de 50 anos, divididos de modo aleatório para receberem por um ano uma dieta vegetariana, sem glúten, ou uma dieta balanceada. Foram feitos exames de sangue dos participantes após 3 e após 12 meses.

Os achados após 12 meses incluíram:

- As pessoas no grupo de dieta vegetariana sem glúten perderam cerca de 5 kg após 12 meses, comparados com a perda de 1 kg entre aqueles que seguiram a dieta balanceada.
- O grupo da dieta vegetariana sem glúten reduziu seu índice de massa corpórea (IMC) de 24,1 para 22,7. O outro grupo apresentou redução muito leve no IMC (23,8 para 23,4).
- O grupo da dieta vegetariana sem glúten teve níveis mais altos de um anticorpo chamado anti-PC IgA, que poderia proteger contra a aterosclerose.

O estudo sugere que cortar todos os produtos de origem animal, incluindo carnes, queijo e ovos, como também trigo, centeio, e outros grão que contenham glúten, poderia mehorar a saúde das pessoas com artrite reumatóide.

Fonte: Astrazeneca

Comentários

Postagens mais visitadas