Crianças amamentadas são mais inteligentes, diz estudo

mãe amamentando
Leite materno tem componentes importantes para saúde
Um estudo realizado por pesquisadores canadenses sugere que crianças que são amamentadas quando bebês são mais inteligentes.
Os cientistas, da Universidade de Montreal, acompanharam 14 mil crianças nascidas em 31 maternidades de Belarus, do nascimento até os 6 anos e meio.
Ao atingirem essa idade, elas foram submetidas a testes de QI. Os exames revelaram que as que haviam sido alimentadas exclusivamente com o leite materno marcaram 7,5 pontos a mais nas provas de inteligência verbal e 5,9 pontos a mais na pontuação geral.
As crianças que receberam só o leite materno também tiveram melhor desempenho em leitura, escrita e capacidade para solucionar equações matemáticas do que as tomaram leite em pó, acrescentaram os especialistas.
"Nosso estudo fornece fortes evidências de que a amamentação exclusiva e prolongada torna as crianças mais inteligentes", afirmou o autor da pesquisa, Michael Kramer.
Interação física
A pesquisa, publicada na revista especializada Archives of General Psychiatry, confirma estudos anteriores, mas levanta questionamentos sobre se o leite materno, por si só, aumenta a inteligência, ou se fatores associados, como a interação mãe-bebê, também influenciam.
"Ainda não está claro se os efeitos cognitivos observados se devem a algum composto do leito materno e estão relacionados às interações físicas e sociais inerentes ao ato de amamentar", acrescentou Kramer.
O leite materno contém ácidos gordos de cadeia longa essenciais para a saúde e um composto químico similar à insulina que estimula o crescimento e, sozinho, poderia impulsionar a inteligência.

Mostra londrina exibe cartazes pró-amamentação; veja
foto de divulgação - Best Beginnings
Evento reúne cartazes finalistas de competição
Uma mostra exibe em Londres, a partir desta sexta-feira, cartazes de incentivo à amamentação.

A exposição é resultado de uma competição entre quase 500 estudantes de artes e design de uma universidade britânica.

A mostra Get Britain Breastfeeding (Coloque a Grã-Bretanha para amamentar, em tradução livre) reúne os cartazes finalistas, que mostram, sob diferentes aspectos, as vantagens do aleitamento materno.

Segundo a porta-voz do evento, Alison Johnson, a exposição pretende difundir a idéia de que a amamentação deve se tornar uma regra e não uma exceção. Ela ressalta a importância da amamentação tanto para mãe como para o bebê.

O evento também quer conscientizar os “pais de amanhã”. Apesar das recomendações do governo, menos de 2% das mães amamentam os filhos até os seis meses na Grã-Bretanha.

De acordo com a ONG Best Beginnings, uma das promotoras da competição, a partir de julho um DVD sobre amamentação será distribuído para grávidas na Grã-Bretanha.

O cartaz vencedor será reproduzido com os logos da ONG e do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) e distribuído gratuitamente para hospitais, centros comunitários e médicos da Grã-Bretanha.

O vencedor será anunciado em uma cerimônia no dia 26 de junho. A exposição Get Britain Breastfeeding pode ser visitada até o dia 11 de maio na Dray Walk Gallery, em Londres.

Foto de divulgação - Best Beginnings

Uma mostra em Londres vai exibir cartazes que incentivam a amamentação. A exposição é o resultado de uma competição entre estudantes de artes e design de uma universidade britânica. Este cartaz diz 'Dê uma bebida grátis. Ganhe uma bebida grátis'.

Foto de divulgação - Best Beginnings

A exposição Get Britain Breastfeeding (Coloque a Grã-Bretanha para amamentar, em tradução livre) reúne cartazes que mostram diferentes aspectos sobre o aleitamento materno. Este cartaz diz 'Ligue-se no seu bebê. Ligue-se no seu homem'.
Foto de divugação - Best Beginnings

Quase 500 estudantes estão participando do concurso. Segundo a porta-voz do evento, a exposição pretende difundir a idéia de que a amamentação deve ser uma regra e não uma exceção. 'Transforme seu filho em um pequeno Einstein', diz este cartaz.
Foto de divulgação - Best beginnings

O objetivo da mostra é conscientizar os 'pais de amanhã'. 'Libere seus seios para o bebê', diz este cartaz, que imita o estilo da famosa página três do tablóide britânico The Sun, que todos dias traz a foto de uma mulher com os seios à mostra.
Foto de divulgação - Best Beginnings

De acordo com a ONG Best Beginnings, a partir de julho um DVD será distribuído para grávidas na Grã-Bretanha com a finalidade de encorajar as mulheres a amamentarem seus bebês. Este cartaz mostra uma camiseta com um bebê amamentando e os dizeres 'obrigado, mamãe'.
Foto de divulgação - Best Beginnings

O cartaz vencedor será reproduzido com os logos da ONG e do Sistema de Saúde britânico (NHS na sigal em inglês) e distribuído em hospitais, centros comunitários e médicos da Grã-Bretanha. 'Quisera ter sido amamentado', é o que pensa o jogador de xadrez no cartaz.
Foto de divulgação - Best Beginnings

O vencedor será anunciado em uma cerimônia no dia 26 de junho. A exposição Get Britain Breastfeeding pode ser visitada entre os dias 2 e 11 de maio na Dray Walk Gallery, em Londres. 'Plástico a plástico, pele a pele', diz este cartaz.

FONTE: BBC BRASIL


Comentários

Postagens mais visitadas