Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Antocianinas revelam potencial anti-obesidade

As antocianinas, pigmentos antioxidantes presentes em frutos e legumes, influenciam directamente os adipócitos e podem ser usadas na prevenção do aumento de peso, sugere um novo estudo Japonês.

Experiências in vitro e in vivo demonstraram que os antioxidantes influenciam a função dos adipócitos, podendo assim desempenhar um papel importante na prevenção da obesidade e do síndrome metabólico.

O síndrome metabólico é uma condição caracterizada pela presença de obesidade central, hipertensão arterial e distúrbios no metabolismo da glicose e insulina. Tem sido associado ao risco elevado de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 15% dos adultos Europeus são afectados pelo síndrome metabólico, enquanto que a estatística Norte Americana é estimada em 32%. A obesidade é estabelecida como o principal factor de risco para o síndrome metabólico.

O novo estudo focou os efeitos da antocianina cianidina-3-glucósido (C3G) em ratos com uma dieta hiperlipídica e em adipócitos humanos incubados com o composto.

Os resultados revelaram que os ratos com uma dieta hiperlipídica suplementada com C3G (0,2%) durante 12 semanas apresentaram pesos corporais significativamente mais baixos do que os animais alimentados apenas com a dieta hiperlipídica (30% de banha). Para além disso, a suplementação com C3G suprimiu o aumento nos depósitos tecidulares induzido pela dieta hiperlipídica.

O estudo in vitro utilizou pré-adipócitos humanos (células que podem ser estimuladas para se desenvolverem em adipócitos maduros) e incubou-os com antocianinas durante 24 horas. Foi observada uma contra-regulação do inibidor do activador do plasminogénio tipo 1 (PAI-1), geralmente associada à obesidade e diabetes tipo 2, após a incubação, sugerindo que a regulação da expressão do PAI-1 é um dos importantes alvos terapêuticos para o síndrome metabólico.

Estes estudos indicam que as antocianinas têm uma vantagem terapêutica única, responsável pela regulação da função dos adipócitos (...) Os resultados fornecem uma base bioquímica para o uso de antocianinas, que pode também ter implicações importantes na prevenção do síndrome metabólico”, explicaram os investigadores.

Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008, 56 (3): 642-646.

0 comentários: