Propriedades da água-de-coco incluem alívio de náuseas

Conhecida receita das avós para aliviar as náuseas das mulheres grávidas e para proteger as crianças da desidratação nos quadros de diarréia, a água-de-coco é conhecida por ter uma composição bastante próxima à do plasma humano.

Por sua poderosa concentração de minerais, é um isotônico natural que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade --inclusive por bebês, desde que já tenham saído da fase de amamentação exclusiva.

"No passado, a água-de-coco já foi usada pelos médicos como soro nos campos de batalha para salvar vidas", conta Carla Góes Sallet, a cirurgiã e especialista em medicina estética.

Para quem quer emagrecer, Cristina Baumgart, diretora do Kyron Spa, recomenda recorrer a copos da bebida para driblar a fome entre as refeições. "A bebida satisfaz e contribui para o funcionamento intestinal", observa.

Apesar de reconhecer os inúmeros benefícios da água-de-coco, Carla Góes Sallet recomenda ter muita cautela na hora de abraçar dietas baseadas no consumo do alimento. É que a composição da água e da polpa são muito diferentes.

"É preciso lembrar que, embora a água de coco só possua 22 calorias a cada 100 ml, a polpa do fruto é hipercalórica: são 590 calorias a cada 100 g. Portanto, comer a polpa batida com a água não ajuda nem um pouco a emagrecer", explica.

Ela enfatiza ainda que, por ser rica em sódio e em potássio, a água de coco deve ser ingerida com moderação por pessoas hipertensas. Também não está totalmente liberada para os diabéticos por concentrar muitos carboidratos.

"Nas grávidas com tendência à hipertensão, a bebida pode aumentar a retenção de líqüidos. Para elas, tomar muita água-de-coco não é interessante", observa a especialista.

Já as utilizações estéticas do liqüido ela aprova e recomenda. "Borrifar a água no rosto realmente ajuda a hidratá-lo. Batida com a polpa e aplicada na pele do corpo ou nos cabelos, promove a nutrição desses tecidos", conclui.

Cristina Baumgart, do Kyron Spa, conta que os países asiáticos utilizam tradicionalmente a polpa do coco no tratamento das queimaduras solares.

Fonte: TATIANA DINIZ da Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas