O Brasil está ficando velho





Saiu na última publicação dos Cadernos de Saúde Pública*: a população do Brasil está envelhecendo rapidamente. Se, em 1970, apenas 3% dos brasileiros tinham mais de 65 anos, até 2050, 19% serão idosos - sendo que 28% deles terão mais de 80 anos. Em contrapartida, o número de jovens, que crescia cerca de 3% ao ano na década de 60, hoje, está estagnado e tende a ser cada vez menor.

O estudo denominado “A transição da estrutura etária da população brasileira na primeira metade do século XXI” – realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – é um alerta para os responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas.

Segundo a pesquisa, o país está em um momento demográfico favorável, já que a população idosa ainda não onera tanto o Estado e o peso dos jovens vem diminuindo, na medida em que um mesmo valor investido nessa faixa da população representa um volume maior de recursos per capita.

Nesse contexto, seria interessante, então, aproveitar para investir na população jovem - especialmente em educação - pois é ela quem vai gerar recursos para o país no futuro e poderá proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossos idosos.Também há que se dedicar atenção à saúde e à previdência privada, pois essas serão demandas cada vez maiores daqui pra frente.

O quadro mostrado pelo estudo sugere que velhice e juventude estão diretamente relacionadas e medidas que beneficiam um lado, se refletem positivamente no outro. Assim como na imagem acima.

* Cadernos de Saúde Pública
Fonte: Planeta sustentável 28/03/2008 ÀS 19:26



Comentários

Postagens mais visitadas