Mapa da saúde do brasileiro mostra que 43,4% estão acima do peso


Apenas 17,7% dos brasileiros cumpre recomendação da OMS de comer cinco porções diárias de vegetais

Apenas 17,7% dos brasileiros cumpre recomendação da OMS de comer cinco porções diárias de vegetais

Estudo encomendado pelo Ministério da Saúde revela que 43,4% da população adulta está com excesso de peso, ou seja, apresenta Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25.

O resultado pode ter uma explicação: a pesquisa mostra que apenas 17,7% dos brasileiros cumpre as recomendações da OMS de comer cinco porções diárias de frutas, hortaliças e verduras. O uso de carne com gorduras aparentes está no cotidiano de 32,8% da população e 29% dos adultos são sedentários.

De uma forma geral, as brasileiras têm cuidado mais da saúde: alimentam-se melhor, fumam menos, são menos sedentárias, bebem menos e têm menos excesso de peso.

Entrevistas

Os números fazem parte da pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

O levantamento é feito anualmente desde 2006 com pessoas a partir dos 18 anos, em todas as capitais e no Distrito Federal. Foram entrevistadas pelo telefone 54 mil pessoas, com um mínimo de 2.000 indivíduos em cada capital, além do Distrito Federal.

Confira os principais resultados:

TABAGISMO

A freqüência de fumantes no país todo é de 16,4%. A capital onde o hábito de fumar está mais disseminado é Porto Alegre (21.7% da amostra) e o local onde se dão menos baforadas é em Salvador, com 11,5%.

Os homens (20,9%) fumam mais que as mulheres (12,6%). Em ambos os sexos, a freqüência de fumantes cai após 54 anos de idade, alcançando menor regularidade entre os indivíduos com 65 anos ou mais.

EXCESSO DE PESO E OBESIDADE

A maior parcela de adultos com excesso de peso foi encontrada em Cuiabá (49,7%) e a menor, em Palmas (33,4%). Em geral, a ocorrência do excesso de peso é mais freqüente em homens do que em mulheres.

Entre homens, o maior número de indivíduos acima do peso está entre os de maior escolaridade. Já entre mulheres o aumento do peso ocorre quanto menor a escolaridade.

A pesquisa mostrou que o país contra com 13% de obesos (IMC igual ou maior que 30), sendo que a maior parcela foi encontrada no Macapá (16%) e a menor, em Palmas (8,8%).

CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

A maior regularidade no consumo de vegetais foi encontrada em São Paulo (23% da amostra). O menor índice foi observado em Porto Velho (10%).

CARNES COM GORDURA

Quem se alimenta mais de carnes com a gordura aparente são os moradores de Campo Grande, com uma freqüência de 45%. A capital baiana é o local onde os entrevistados se alimentam menos de carne gorda (23%). Em todo o país, homens tendem a consumir mais (42,7%) que mulheres (24,3%).

LEITE INTEGRAL

A freqüência no consumo de leite integral, mais rico em gordura, foi de 53% em todo o país. A menor taxa foi encontrada em Vitória (42%) e a maior, em Belém (64%).

REFRIGERANTES

A freqüência de adultos que consomem refrigerantes em cinco ou mais dias da semana variou de 21%, em Aracaju, a 38%, no Macapá. No país todo, 26,7% dos entrevistados afirmaram consumir a bebida com essa freqüência. Os homens bebem com mais regularidade (31,7%) que as mulheres (22,4%).

ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER

São poucos os adultos que praticam atividade física suficiente, ou seja, 30 minutos diários de intensidade leve ou moderada em cinco ou mais dias da semana.

O índice variou entre 11,3%, em São Paulo, e 20,5%, em Vitória. No país inteiro, a prática regular foi observada em 15,5% da amostragem. Entre os homens, o hábito de se exercitar durante o tempo livre foi encontrado em 19,3%. Entre mulheres, o índice foi de apenas 12,3%.

A prática regular de exercício mais freqüente entre homens acontece em Belém (25%). A menos freqüente, em São Paulo (16%).

Os sedentários, ou seja, que não praticam nenhuma atividade física, estão mais concentrados em Recife (34%). O menor índice foi encontrado em Porto Velho (25%). Quanto maior é a faixa etária, menor é a quantidade de exercícios que se faz, tanto em homens, quanto em mulheres.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

O consumo abusivo de bebidas alcoólicas (considerando-se cinco doses para homens e quatro para mulheres em uma mesma ocasião, nos últimos 30 dias) variou entre 13,4%, em São Paulo; e 23%, em São Luís (ingestão com mais regularidade).

A freqüência nacional foi de 17,5%. Na maioria das cidades, a ingestão abusiva foi três vezes maior entre os homens (27,2%) que entre as mulheres (9,3%).

BEBIDA E DIREÇÃO

Pela pesquisa, 2% dos brasileiros dirigem após consumir bebidas alcoólicas. O hábito é mais freqüente em Palmas (4,5% da amostra) e menos, no Rio de Janeiro (1%). Os homens (4%) cometem mais esse tipo de infração que as mulheres (0,3%).

AUTO-AVALIAÇÃO

Cerca de 5% dos brasileiros avaliaram seu estado de saúde como ruim. A freqüência variou entre 3,3% em Belo Horizonte e 7,9% em Manaus. Entre homens, o maior percentual foi em Salvador, com 7%, e entre mulheres, em Manaus, com 10%. De uma maneira geral, as mulheres tendem a achar seu estado de saúde pior que os homens.

PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O Ministério da Saúde recomenda o exame de colo de útero (papanicolau) a cada três anos para todas as mulheres entre 25 e 59 anos que apresentaram resultado normal no exame anterior. O maior percentual de mulheres que fizeram o procedimento nos últimos três anos foi observado em São Paulo e Porto Alegre (90%). Os menores foram registrados em Teresina (68%) e Fortaleza (69%).

MAMOGRAFIA

A maior freqüência de mulheres entre 50 e 69 anos que realizaram mamografia nos dois últimos anos foi observada em Florianópolis (85%), seguido de Vitória (84%) e Porto Alegre (81%). As capitais Boa Vista (52%) e Macapá (54%) são os locais onde uma parcela menor de mulheres fizeram o exame nesse período.

PROTEÇÃO CONTRA O SOL

Florianópolis é a capital onde os indivíduos mais se protegem contra a radiação ultravioleta (70%). É considerada proteção usar filtro solar e/ou chapéu e não se expor por mais de 30 minutos por dia ao sol. No outro extremo, onde menos pessoas se protegem, está Cuiabá, com 46,9%. As mulheres (62%) previnem-se mais que os homens (43%).

HIPERTENSÃO

A maior quantidade de indivíduos que se autodeclararam hipertensos foram os entrevistados do Rio de Janeiro (27%). O menor foi encontrado em Palmas (13,8%).

DIABETES

Natal é a capital onde há maior quantidade de diabéticos autodeclarados - eles somam 7,5% da amostra. A capital com menor parcela é Boa Vista, com 1,8% da população.

Considerando toda a população adulta das capitais estudadas, 5,7% das mulheres referem ter diabetes, contra 4,8% dos homens. O diagnóstico da doença torna-se mais comum com o aumento da idade.

Fonte: Uol Ciência e Saúde
03/04/2008

Comentários

Postagens mais visitadas