Governo vai lançar programa de troca de geladeiras


O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que o governo vai lançar um programa para famílias de baixa renda, para trocar dez milhões de geladeiras antigas por novas. Segundo Lobão, o governo estuda reduzir impostos federais sobre as geladeiras e o financiamento, "talvez da Caixa Econômica Federal", na venda do eletrodoméstico das redes varejistas ao consumidor, para que ele possa pagar "em prestações módicas".

Lobão afirmou que 27% da energia elétrica consumida em residências de baixa renda se deve a geladeiras. Com a substituição, haverá economia de energia. Ele disse também que os modelos antigos, que consomem mais, poderão ser dados como entrada e depois serão revendidos para metalúrgicas.

Lobão previu que o programa de troca de geladeiras deve ter início em setembro. Questionado por um jornalista se é possível fazer isso um mês antes das eleições municipais, o ministro afirmou que o programa pode ser adiado. "Não há nenhuma intenção de que o programa tenha participação nas eleições. Nossa preocupação é principalmente social e também energética", disse o ministro em entrevista, ao deixar um evento sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, no Rio.

Fonte: Agencia Estado - 10/04/2008

Comentários

Postagens mais visitadas