Estudo liga consumo de soja a problemas celulares

O consumo de soja em concentrações elevadas pode danificar as células, segundo um estudo apresentado nesta segunda-feira (7) pelo Instituto de Biologia Veterinária de Dummerstorf, no nordeste da Alemanha.

Testes realizados com células musculares de porcos demonstraram que a concentração elevada de isoflavonas, uma substância semelhante ao estrogênio que algumas plantas produzem - entre elas a soja - podem causar problemas nas células.

Pelo contrário, em quantidades pouco concentradas as isoflavonas favorecem o crescimento. Embora não haja dúvidas de que as isoflavonas possuem propriedades positivas, esses e outros experimentos nos quais se demonstrou sua capacidade de destruir células intestinais colocam em dúvida sua utilidade como tratamento de reposição hormonal na menopausa.

De acordo com a diretora do projeto, Charlotte Rehfeldt, uma possibilidade de eliminar os efeitos negativos da soja é extrair as isoflavonas genisteína e daidzeína.

O questionamento das propriedades da soja por parte dos cientistas levou à Sociedade Alemã para a Alimentação a desaconselhar os alimentos de bebês baseados em soja, salvo estrita prescrição médica.

Fonte: Folha Online



Comentários

Postagens mais visitadas