A culpa é do sabonete?






O Greenpeace começou ontem (23)uma
campanha global responsabilizando a empresa Unilever, em especial a marca de sabonetes Dove, por parte do desmatamento na Indonésia. Assim como o Brasil, a Indonésia guarda uma das maiores porções de floresta tropical e é uma das campeãs mundiais de desmatamento. Segundo o Greenpeace, haveria provas de que firmas indonésias cortam a floresta para plantar palmeiras que fornecem óleo vegetal para a Unilever fazer produtos de higiene, como o sabonete. A organização fez um vídeo (acima) com a denúncia, que está circulando entre os internautas.

Em nota oficial, a Unilever diz que se preocupa com a produção sustentável do óleo. “Utilizamos óleo de palma em alguns de nossos produtos, mas também temos um longo histórico na promoção de sustentabilidade, por exemplo, em chá e pesca. Somos a empresa líder na busca de soluções de longo prazo para a obtenção de óleo de palma sustentável”, diz a nota da empresa.

A Unilever também afirma que está em processo de certificar a produção do óleo de palma. “Presidimos a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (Roundtable on Sustainable Palm Oil) ou RSPO, uma coalizão abrangente de organizações que inclui OXFAM, WWF, proprietários de plantações, fabricantes e varejistas. Em novembro, a RSPO acordou um sistema de certificação para a produção sustentável de óleo de palma. Este novo sistema de certificação engloba muitas das preocupações da Greenpeace”, afirma a nota da Unilever. Mais informações, em inglês, no site internacional da empresa.

(Alexandre Mansur) Link da fonte

Comentários

Postagens mais visitadas