Consumo de frutas e vegetais folhosos reduz o risco de diabetes


Autora: Laurie Barclay
Publicado em 11/04/2008

De acordo com os resultados de um estudo publicado online em 4 de abril no Diabetes Care, o consumo de vegetais folhosos e frutas foi associado a um menor risco de diabetes mellitus em mulheres, enquanto o consumo de suco de frutas pode estar associado a um maior risco dessa doença.

"O consumo de frutas e vegetais tem sido associado a uma incidência reduzida, assim como a uma redução na mortalidade, de uma variedade de condições, tais como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares em estudos epidemiológicos", declara Dra. Lydia A. Bazzano, PhD, da Tulane University School of Public Health and Tropical Medicine, em Nova Orleans, Louisiana. No entanto, poucos estudos prospectivos analisaram a relação entre a ingestão de frutas e vegetais e o risco de diabetes mellitus, e seus resultados não são totalmente consistentes.

O objetivo desse estudo foi determinar a associação entre a ingestão de frutas, suco de frutas, vegetais e o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em uma coorte de 71.346 enfermeiras, com idades entre 38 e 63 anos, livres de doença cardiovascular, câncer e diabetes mellitus em 1984.

Durante o período de acompanhamento de 18 anos no Nurses' Health Study, um questionário de freqüência alimentar semiquantitativa foi utilizado a cada quatro anos, e o diagnóstico de diabetes mellitus foi auto-relatado.

Ao longo desse período, foram documentados 4.529 casos de diabetes mellitus com um nível de incidência cumulativa de 7,4%. Para o consumo total de frutas e vegetais, não houve associação entre o aumento de três porções por dia e o desenvolvimento de diabetes mellitus (hazard ratio ajustado multivariado [HR], 0,99; intervalo de confiança de 95% [IC], 0,94-1,05). Entretanto, o mesmo aumento no consumo de frutas inteiras foi associado a um menor risco de desenvolver diabetes (HR, 0,82; intervalo de confiança de 95%, 0,72-0,94).

Para o consumo de vegetais folhosos, houve uma redução do risco de diabetes (HR, 0,91; 95% IC, 0,84 – 0,98) com um aumento de uma porção por dia. No entanto, a mesma mudança na ingestão de sucos de frutas foi associada a um risco aumentado de diabetes (HR, 1,18; 95% IC, 1,10 – 1,26).

Essas associações foram independentes dos fatores de risco conhecidos para diabetes mellitus tipo 2, como idade, IMC (índice de massa corporal), história familiar, tabagismo, uso de hormônio pós-menopausa, consumo de álcool, atividade física, consumo de grãos integrais, carnes processadas, café ou batatas e quantidade de calorias ingeridas.

As limitações do estudo incluem generalização limitada de gênero e raça e subestimação do diabetes tipo 2 por auto-relato, entre outras.

Esses achados de uma associação positiva entre a ingestão de sucos de frutas e o risco de desenvolvimento de diabetes sugerem a necessidade de um cuidado maior na prescrição de dietas com substituição de bebidas por suco de frutas, na intenção de proporcionar opções mais saudáveis.


Fonte: Medcenter
- Diabetes Care. Publicado online em 4 de abril de 2008.

Informação sobre a autora: Dra. Laurie Barclay é revisora e escritora freelancer para o Medscape. Declaração de conflito de interesses: A autora declara não possuir conflito de interesses.

Comentários

Postagens mais visitadas