Comida e Saúde - Tony Samara


Uma excelente maneira de sustentar e encorajar uma maior paz e equilíbrio na sua vida é de estar mais consciente da maneira subtil mas profunda como a comida nos afecta diariamente nos planos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Por exemplo, as comidas densas e pesadas podem-nos fazer sentir pesados e densos enquanto que comer comida leve e vibrante faz nos sentir leves e vibrantes!

Tornamos a nossa vida muito mais fácil para nós próprios a todos os níveis quando damos comidas optimais ao nosso corpo que requer assim menos esforço para digerir enquanto fornecem nutrição máxima e força vital.


COMIDA MUITO SAUDÁVEL:

Fruta e vegetais frescos e maduros (crus, biológicos e/ou locais são ideais)

Sementes, grãos e feijoes germinados (por ex.: feijão mung, sementes de girassol, quinoa)

Algas (por ex.: dulse, nori, wakame, spirulina)

Supercomidas (por ex.: azeitonas, kefir, polen de flores, sementes de cânhamo, goji berries)

SUGESTÕES ALIMENTARES SIMPLES:
Tente substituir bebidas cafeinadas por chás herbais (existem centenas) ou simplesmente por água pura. Água é essencial ao nosso corpo e limpa as toxinas do fluxo sanguíneo por isso deve se beber o máximo possível durante o dia. Compensa também pela desidratação das comidas cozinhadas e fruta águada ajuda neste processo também.

Tente substituir produtos lácteos de vacas por produtos de cabra ou ovelhea. São mais facilmente digeridos e também tem a saborosa possibilidade de usar bebida de soja ou de arroz.

O trigo também é muito trabalhoso para o estômago por isso experimente pãos feitos de centeio ou milho ou até de arroz. As alternativas saborosas existem, basta procurá-las! Galetas de arroz ou de aveia são boas com pastas para barrar (caseiras). Mas se tiver que comer trigo, escolha o integral.

Tente substituir o açúcar rafinado por mel, xarope de ácer ou malte de cevada. As comidas com açúcar tendem a criar muito stress para o corpo. Fruta doce bate qualquer desejo!

Ouça o seu estômago – ele tem sabedoria! Se comer apenas quando tem realmente fome, melhora a sua digestão e níveis de energia. Comer comida apenas em quantidades que satisfaçam também é uma grande ajuda nesta matéria.

Dê tempo à sua comida. Tente comer quando está relaxado e tome o tempo de mastigar, saborear e apreciar a sua comida. Vai desfrutar mais dela e precisar de menos!

Smoothies - Comidas passadas pelo misturador ou varinha mágica - são uma boa maneira de comer mais em menos tempo e são uma grande ajuda para o estômago porque muito do seu trabalho está feito. Tente fazer smoothies misturando com água, sumos de fruta, kefir ou leite de soja. Abacates e bananas fazem excelentes smoothies. Experimente!



DESINTOXICAR E JEJUAR

Após muitos anos de comida pouco saudável – devido aos ingredientes e ao estado emocional quando comemos – os nossos corpos caregam toxinas físicas e emocionais que travam a expressão da totalidade da nossa força vital e consequentemente da nossa felicidade.

Existem muitas maneiras simples e agradáveis para começar a soltar estas toxinas limitadoras dos nossos corpos e ganhar de novo vitalidade e entusiasmo para a vida no nosso estado natural.

SUGESTÕES SIMPLES PARA DESINTOXICAR

Primeira coisa de manhã, beba um copo de água morna com sumo de limão prensado e um pouco de mel se precisar. Isto limpa as toxinas criadas durante a noite e equilibra o corpo.

Uma vez por semana, dê ao seu estômago um merecido descanso. Passe o dia a beber smoothies, sumos de fruta frescos ou apenas muita água.

Comer comida crua é desintoxicante por si só – especialmente fruta sumarenta e águada. Compre um livro ou pesquise sobre como preparar comida crua (ficará surpreendido com as possibilidades!) e experimente vários dias sem comer comida cozinhada. Uma semana é ideal.

O sumo extraído de cardo é uma excelente bebida para limpar o fígado. Algumas gotas dentro de água todos os dias ajudarão muito o seu fígado. Encontra-se em lojas de produtos naturais e farmácias.

Saunas, banhos turcos e jacuzzis encorajam a desintoxicação rápida. Seja gentil, não se esforce além daquilo que é confortável.

Por fim, relaxar o máximo possível ajuda realmente o seu corpo a desintoxicar. Tome banhos, passeie na Natureza, simplesmente respire ou faça aquilo que lhe permite criar um espaço pazível. Ralaxar o corpo e a mente é a chave para uma melhor saúde e felicidade. Tenha por objectivo estar relaxado de manhã à noite e observe quais os pensamentos que o tiram desse estado de relaxamento. Desintoxique a sua mente bem como o seu corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas