Colonterapia a Desintoxicação Natural

O intestino grosso ( cólon ) representa a última parte do aparelho digestivo e tem como principais funções a eliminação das fezes, reabsorção de água, contribui com o sistema de defesa do organismo (imunológico) e hospeda também uma flora microbiana que exerce várias funções importantes. Essas bactérias digerem uma parte da celulose (fibras vegetais) transformando-a em glicose absorvível, sintetizam vitaminas (complexo B e K ) e destroem micróbios e bactérias patogênicas.
Uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes e fibras, estresse físico e emocional, atividades sedentárias e a impossibilidade de realizar atividades físicas com freqüência, provocam problemas gastrointestinais, dificultando o processo natural de digestão, absorção e eliminação dos alimentos, causando a constipação ou a tão conhecida prisão de ventre.


Auto-intoxicação
Como nos alimentamos em média 3 vezes ao dia, deveríamos evacuar de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após cada refeição como fazem os bebês
que ao mamar em seguida evacuam, isso devido ao reflexo gastro-cólico. Como isso não acontece devido aos fatores anteriormente mencionados, podemos chegar a acumular de 3 a 4 quilos de matérias não eliminadas , como afirma o Dr. Arnold Ehret. Assim, os detritos que deveriam ser eliminados permanecem no intestino grosso durante muito tempo e acabam sendo fermentados. Neste processo, produzem material tóxico que será novamente absorvido pelo organismo, produzindo uma "auto-intoxicação" ou também chamada toxemia.

"Durante as 20 000 cirurgias que eu mesmo realizei, nunca encontrei um cólon normal" - Dr. Harvey Kellog.

Consequências
Além dos efeitos locais que a prisão de ventre pode causar como gases e cólicas, o acúmulo das matérias no cólon pode ser a causa de numerosas afecções. As toxinas produzidas pelas putrefações intestinais alcançam pela via sanguínea os órgão vizinhos, intoxicando-os e degenerando-os, podendo contribuir para o aparecimento de problemas como: obesidade, fadiga, enxaquecas, celulites, alergias, problemas de pele e unhas, cólicas, baixa das funções imunológicas entre outros. Existe também uma correlação muito significativa entre a freqüência crescente dos cânceres do cólon nos países industriais e a alimentação pobre em fibras. A prevenção desta doença passa então por uma introdução de fibras vegetais na alimentação e limpeza intestinal.

A prisão de ventre também influi no humor das pessoas, como podemos perceber, com o uso da palavra “enfezada " , referindo-se à pessoas com mau-humor.

Colonterapia
Colonterapia ou Hidroterapia do Cólon é um sistema natural de limpeza e drenagem do intestino grosso, sem os efeitos desagradáveis dos enemas comuns. De forma higiênica, inócua, inodora e indolor ajuda a combater os problemas crônicos provocados pelo mau funcionamento do intestino. A irrigação do cólon é uma lavagem com água suficiente para preencher o cólon por meio de um aparelho ligado numa água corrente que passa por um filtro. Como a água circula na totalidade do cólon, essa irrigação limpa e desintoxica profundamente suas mucosas. Ela faz desgrudar os velhos restos e peles mortas alojadas nas dobras ou incrus- tadas na parede e permite que sejam expelidos, o mesmo acontecendo com as matérias duras, que são amolecidas por ela. A irrigação também livra o cólon de detritos, que ficam estagnados às vezes por dezenas de anos.
O ideal é realizar de 8 a 10 sessões em dias consecutivos para que se tenha um melhor resultado. As sessões são precedidas de um preparo do cólon, com um acompanhamento de uma dieta sem farináceos, carnes e lácteos, e ao final se realiza uma reposição de lactobacilos. Durante as sessões os pacientes emagracem, como também ao final são orientados para uma alimentação mais saudável e natural, aumentando sua qualidade de vida.
"A colonterapia limpa e desintoxica as paredes intestinais, produz uma limpeza profunda e serve entre outras coisas para prevenir enfermidades" segundo Suryavan Solar, em seu livro "Marmelada de cerezas" da editora Gran Sol. A colonterapia também tem a ação de estimular a motricidade do cólon ajudando a regularizar sua função de eliminação. Essa ginástica da musculatura do cólon é um dos efeitos mais salutares da hidroterapia do cólon. As mucosas do cólon também são sede de zonas reflexas (assim como na planta dos pés ou nas orelhas). A estimulação dessas regiões reflexas produz um efeito em todo o organismo.

Tudo isso mostra que, para preservar a imunidade e a vitalidade, é de capital importância manter uma boa higiene intestinal. No entanto, cada pessoa deve ter consciência que é o responsável pela sua saúde e para obter uma saúde integral é importante cultivar bons hábitos como: ter uma alimentação natural com boa quantidade de fibras e pouca proteína animal, tomar de 2 a 4 litros de água ao dia, evitar o consumo de álcool, fumo, café, açúcar branco, realizar limpeza intestinal e exercí- cios físicos regulares, diminuir as atividades estressantes no dia a dia, pensar positivo, praticar atividades de relaxamento (meditação, yoga, etc), participar de cursos de crescimento pessoal, entre outros.

Os que escolhem esse modo de vida podem se curar e desfrutar a vida em sua totalidade com mais consciência e alegria.


Tiago Almeida e Solange, autores do livro
“Colonterapia: Reeducação Alimentar, Desintoxica.


Fonte: Revista Beija-Flor 4 Ed.

Comentários

Postagens mais visitadas