Caqui ou Dióspiro


O caqui(português brasileiro) ou dióspiro(português europeu) é o fruto do caquizeiro(português brasileiro) ou diospireiro(português europeu) (Diospyros kaki, L.f.), uma árvore da família Ebenaceae. O nome Diospyros tem origem no grego dióspuron que significa alimento de Zeus.

Originário da China e muito popular no Japão, o caqui (dióspiro, em Portugal) é uma fruta bastante doce. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.

Existem diversas variedades: A variedade vermelha, quando maduro, é muito doce e mole, precisa de muito cuidado no transporte para não amassar. A variedade conhecida como caqui-chocolate é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho. Um caqui possui o tamanho aproximado de uma maçã, porém se assemelha muito com o tomate. Tem cerca de 80 calorias a cada 100 g, e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas, é considerado alcalinizante e antioxidante. Por isso é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Rico ainda em taninos (substância adstringente), especialmente quando não está demasiado maduro.
A pectina e a mucilagem que contem, conferem-lhe propriedades suavizantes e protectoras da mucosa intestinal.

O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas. O crescimento do caquizeiro ocorre de forma lenta se comparada com outras plantas, assim, a primeira colheita dos frutos geralmente ocorre no 3º ano após o plantio. É muito cultivada na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, pois dá-se bem em climas amenos e frios (subtropical e temperado).

Adaptação: Luís Guerreiro

Fontes:
  • Wikipedia
  • Tiago Dantas - Equipe Brasil Escola
  • Dieta Certa
  • Imagem - Wikipedia


Comentários

Postagens mais visitadas