Salbutamol pode causar Isquemia do Miocárdio

Salbutamol pode causar Isquemia do Miocárdio
Alerta do INFARMED


As pessoas que tomam antiasmáticos e broncodilatadores, cujo princípio activo seja salbutamol, podem correr o risco de sofrer Enfarte do Miocárdio, alerta o INFARMED – Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento.

Segundo nota informativa apresentada no sítio da internet, as pessoas que tomam fármacos que contenham salbutamol correm o risco de Isquémia do Miocárdio.

A avaliação dos riscos foi feita pelas agências regulamentares europeias na sequência de ensaios clínicos e de danos causados em doentes que tomaram tais medicamentos.

Os medicamentos não vão ser retirados do mercado, mas os respectivos folhetos informativos vão sofrer alterações, passando a incluir este efeito secundário: “não deve ser utilizado em mulheres com doença cardíaca e tomado com precaução em mulheres em trabalho de parto com monitorização cardiorrespiratório”.

Os doentes asmáticos e com outros problemas respiratórios que tomam aquele fármaco devem procurar o médico caso sintam dor no peito ou sintomas de agravamento da doença cardíaca. O INFARMED assegura não ter recebido até à data qualquer notificação de Isquémia do Miocárdio que esteja associada à utilização de salbutamol.

MNI- Médicos na Internet
26 de Abril de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas