Respiração e afirmações


Em épocas de grande estresse, a respiração pode ser um poderoso tranqüilizador da mente. Criar uma sensação de calma, com pulso constante e respiração profunda e lenta vai levar mais oxigênio ao cérebro ajudando a mente a pensar mais claramente a acalmar as emoções. Para isso você pode combinar respiração e afirmações. Afirmações são declarações positivas sobre uma condição que estamos tentando criar em nossas vidas. Veja, por exemplo, como proceder se está enfrentando uma situação de ansiedade e dúvida.
  • Inspire calmamente e ao inspirar afirme: Estou inspirando confiança, tranqüilidade, paz.
  • Expire calmamente e ao expirar afirme: Estou expirando a dúvida e a ansiedade.
  • Repita tantas vezes quantas forem necessárias até sentir que a calma se instalou em sua mente. Se tiver dificuldade de se concentrar, afirme, ao inspirar, que está inalando clareza, foco e ao expirar, que está lançando fora a confusão.
Não se force a sentir um sentimento para o qual não sinta disponibilidade no momento. Quem está muito deprimido dificilmente experimentará alegria, mas poderá criar certo contentamento e paz de espírito. Se suas afirmações forem realistas e sua mente será receptiva a elas. Quanto mais praticar a respiração e as afirmações, mais poder terá para torná-las reais.
Fonte: Meir Schneider et al. Manual de autocura - Método Self-Healing. SP. Triom, 1998, pp. 15,16.

Comentários

Postagens mais visitadas