Propriedades Antiinflamatórias da Pimenta (Piri-Piri)


Quer emagrecer?
Imagine se você pudesse reunir em um único alimento “super-poderes” como o de acelerar o metabolismo, diminuir a TPM, prevenir o aparecimento de varizes e ajudar no crescimento do cabelo. Pois esse alimento existe: é a pimenta vermelha.

Da redação

Nem todo mundo é fã de pimenta. E nem precisa ser para se beneficiar das qualidades dela. Segundo a nutricionista e consultora da Nutrilite, Vanderli Marchiori, “a ingestão de uma colher de sopa de pimenta por dia é suficiente. E ela pode ser misturada no arroz, no feijão ou ainda na salada.”

A pimenta mais consumida no Brasil é a do tipo “malagueta”, aquela bem vermelha, brilhante e ardida. O que dá o ardor característico é a capsaicina, substância química que possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, entre outras. “A propriedade antiinflamatória ajuda a aliviar dores de cabeça e até mesmo fortes enxaquecas.”

Para as mulheres, boas notícias. “A pimenta ajuda a reduzir a TPM, porque tem propriedades parecidas com o estrógeno, o corpo acha que precisa de menos hormônio, e aí as mulheres sentem menos os efeitos da tensão pré-menstrual”, diz Vanderli. E tudo isso sem levar em consideração que ela ajuda até mesmo a emagrecer, já que aumenta a queima de gordura. “Há uma elevação da taxa metabólica em torno de 3%”, afirma a nutricionista. “E ajuda também no funcionamento do intestino.”

O extrato de pimenta (capsaicina) encontrado em farmácias de manipulação, se misturado no xampu, estimula o crescimento dos cabelos e mata as bactérias que causam problemas no couro cabeludo.

Segundo pesquisadores, a primeira pimenta surgiu no ano sete mil antes de Cristo, na região central do México. O alimento era usado pelos índios como medicamento. Acredita-se que Cristovão Colombo, o primeiro a chegar nas Américas, teria sido o responsável por levar a pimenta vermelha à Europa. Até hoje a pimenta é um dos ingredientes principais da comida mexicana.

Mas a nutricionista alerta: "Assim como qualquer outro alimento, é preciso consumi-la com parcimônia e equilíbrio". Vale lembrar também que a pimenta não é indicada em grandes quantidades para pessoas que sofrem de gastrite ou hemorróidas. Nesse caso, o melhor é consumi-la uma vez por semana.

Fonte: IG Delas
9/03/2008

Comentários

Postagens mais visitadas